Divinópolis recebe etapa do Monster Energy PBR

By: Jorge Cardoso - PBR Brazil  quinta-feira, 25 de maio de 2017 @ 10:22

A cidade mineira de Divinópolis será palco do maior campeonato de montarias em touros do mundo durante etapa da PBR (Professional Bull Riders) Brazil. O encontro entre touros e competidores ocorre de 1 a 4 de junho na arena montada na DivinaExpô, uma das maiores exposições agropecuárias do país. 

Trinta e cinco competidores encaram os touros das companhias 2S, Califórnia, F. Bulls, Rancho 3 Irmãos/Floreal, Guto Paglione, Kiko Brodowisk, Marcelo Castro, Nova Era, Paulo Emílio, Sempre Sorte e Tércio Miranda. 

Entre os competidores, os destaques ficam para Dener Barbosa, Silvano Alves, Guilherme Marchi, Kaique Pacheco e João Ricardo Vieira, competidores brasileiros que disputam o Built Ford Tough Series, o Mundial da modalidade, nos Estados Unidos. Eles aproveitam a parada para o Verão no hemisfério Norte e voltam ao Brasil para participarem da competição por aqui. 

Dener Barbosa é o atual campeão brasileiro. Depois do título de 2016, ele embarcou para os Estados Unidos e está em 19º, atrás do tricampeão mundial Silvano Alves, 18º. Guilherme Marchi, que detém o título de 2008, quebrou mais um recorde esse ano ao parar em 600 touros em sua carreira. É o único a conseguir esse número dentro do esporte de montarias em touros. 

O vice-líder do Mundial Kaique Pacheco também estará na arena de Divinópolis. Ano passado, ele foi o vice-campeão mundial e é um dos mais cotados ao título dessa temporada. Já João Ricardo Vieira é o oitavo colocado no ranking em busco do título de melhor do mundo e está em ótima fase. 

Os rounds

Os rounds classificatórios ocorrem todas as noites. No último dia, domingo, os 10 melhores colocados até o quarto round disputam a final logo em seguida. Tanto homens quanto touros são considerados atletas e suas apresentações valem notas, que podem chegar aos 100 pontos máximos. A somatória deste total é feita de 50% dos competidores e 50% dos animais. 

Manejo dos touros

Na PBR (Professional Bull Riders) os touros são tratados com o mesmo respeito que os competidores que os montam. A empresa é inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Destratar um animal seria um dano ao esporte. Em cada Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos. 

A PBR

A PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. 

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil. 

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares. 

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. 

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e festas do peão nessas regiões por meio do Monster Energy PBR, principal campeonato da modalidade.