Cuiabá recebe o maior campeonato de montarias em touros do mundo

By: Jorge Cardoso - PBR Brasil -  quarta-feira, 15 de novembro de 2017 @ 12:19

Há quem diga que a montaria em touros só acontece em festas de peão. Nos EUA, país onde a modalidade nasceu, as provas são realizadas em espaços fechados, grandes ginásios, como a luxuosa T-Mobile Arena, em Las Vegas, palco da grande final e que teve um brasileiro, José Vitor Leme, como vencedor da etapa e ganhador do título Rookie of The Year.   

Neste ano e pela primeira vez, a Professional Bull Riders, o maior campeonato do planeta, fará uma disputa emocionante no formato americano, de 17 a 19 de novembro, no Aecim Tocantins. "Cuiabá é um dos polos mais importantes do agronegócio nacional, com muitos fãs do esporte mais radical do mundo. Além disso, a cidade oferece toda estrutura para realização de uma etapa da PBR Brasil, especialmente com o ginásio Aecim Tocantins", explica Martha Cajado, diretora-presidente da PBR Brasil.

O Monster Energy PBR, que também faz parte do campeonato brasileiro, reunirá os principais competidores e touros em busca por preciosos pontos. 

Em cada noite acontece um round classificatório com 35 montarias. No último dia, os dez melhores colocados fazem a final. Tanto homens quanto touros são considerados atletas e suas apresentações valem notas, que podem chegar aos 100 pontos máximos. A somatória deste total é feita de 50% dos competidores e 50% dos animais. 

Para Adriano Moraes, tricampeão mundial de montarias em touros e atualmente diretor da PBR no Brasil, esta é a oportunidade para o público apaixonado por tradição e adrenalina. “Este é um esporte enraizado na cultura brasileira e que traz disputas emocionantes todas as noites. Será uma etapa com pontuação válida para o mundial da modalidade”. 

Esta é a primeira vez que a cidade recebe uma etapa organizada pela PBR Brasil, exclusivamente focada apenas no esporte. De acordo com Martha Cajado, diretora-presidente, a oportunidade também para grandes marcas. “A montaria está inserida em um universo gigantesco de pessoas interessadas em tudo que acontece dentro e fora das arenas, fieis a este esporte, o que permite a grandes empresas fortalecerem sua marca”.

 

Serviço

Monster Energy PBR - Ginásio Aecim Tocantins

17/11 - Round 1 – 21h30 às 23h30 (portões abertos a partir de 19h30)

18/11 - Round 2 – 21h30 às 23h30 (portões abertos a partir de 19h30)

19/11 - Round 3 e Final – 19h30 às 21h30 (portões abertos a partir de 17h30)

 

Competidores

Júnior Patrik - Sonora (MS)

Otniel Gonçalves - Santana do Araguaia (PA)

Alex Cerqueira Ribeiro - Iguatemi (MS)

Bruno Scaranello - General Salgado (SP)

Márcio Roberto - São Carlos do Ivaí (PR)

Fernando da Conceição - Pilar do Sul (SP)

Joander Donato - Patrocínio (MG)

Rafael Henrique dos Santos - Sebastianópolis (SP)

Romário Leite - Brotas (SP)

Marcos Fenando - Patrocínio (MG)

Mateus Aparecido dos Santos - Barbosa (SP)

Wilton Leite - Brotas (SP)

Fernando Henrique Novais - Pereira Barreto (SP)

Thiago Barbosa - Paulo de Faria (SP)

Rodolfo Alves - Agudos (SP)

Jeferson Moraes - Conchal (SP)

Dayer da Costa - Araras (SP)

Flávio Viana - General Salgado (SP)

Edmilson Gonçalves - São José do Rio Preto (SP)

Rafael Zanella - José Bonifácio (SP)

Douglas Henrique Franco - Bragança Paulista (SP)

Fabio Gonçalves - São G. Do Oeste (MS)

Robson Guedes - Descalvado (SP)

João Marcelo Gonçalves - Cláudio (MG)

Elvis Vinicius - Floreal (SP)

Eudimar Oliveira Novais - Cerejeiras (RO)

Ederson de Oliveira Santos - Ilha Solteira (SP)

Renan Almeida Alves Pinto - Orlândia (SP)

Kayke Ferreira Rodrigues - Cachoeira Alta (GO)

Leandro Henrique Silva - Nova Esperança (PR)

Rafael Meneses Bernardes - Patrocínio (MG)

Manoelito De Souza Junior - Itamira (ES)

Lucas Mateus Teixeira - Nantes (SP)

Maciel Santana - Ubirataia (BA)

Flavio Vinicius da Silva - Matão (SP) 

Boiadas

Califórnia, É O Bicho, F Bulls, Gattaz, Guto Paglione, João Paulo, Lorran Munhoz, Pedro Valente, Pemag, Rancho 3 Irmãos Floreal, Scatolin, T4/LD e Zéca de Juína. 

A PBR

Fundada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália. A empresa foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram no sonho em comum e o tornaram realidade.

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil.

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixa o Brasil com nove títulos mundiais nessas 23 finais realidades até hoje.

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões. 

Manejo dos touros

A PBR possui diretrizes globais de atenção e cuidados com os animais que participam de suas competições, os quais são tratados com todo respeito. A empresa está inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Todos os eventos estão amparados pelas leis federais, que regulamentam a montaria em touros.