Etapa de Americana terá presença do campeão mundial Mike Lee — A Professional Bull Riders

Etapa de Americana terá presença do campeão mundial Mike Lee

By: Jorge Cardoso - PBR Brasil -  quarta-feira, 7 de junho de 2017 @ 08:43

Todos os olhares dos apaixonados por esporte radical se voltam para a cidade de Americana (SP) de 9 a 18 de junho para acompanhar as disputas do Monster Energy PBR, principal campeonato de montarias em touros do país, organizado pela PBR (Professional Bull Riders) Brasil. 

Entre os competidores estão os brasileiros Silvano Alves (tricampeão mundial), Guilherme Marchi (campeão mundial de 2008) e o estadunidense Mike Lee (campeão mundial de 2004). Além deles, o público poderá vibrar com as apresentações de Kaique Pacheco (vice-líder do  mundial 2017), Dener Barbosa (campeão brasileiro de 2016), Luciano Henrique de Castro (campeão brasileiro de 2015) e José Vitor Leme (atual líder do Brasileirão). 

Mike Lee vem ao Brasil especialmente para a etapa de Americana. O atleta se junta ao brasileiro Guilherme Marchi como o segundo homem a parar os oito segundos em 500 touros na história da PBR. Lee ocupa ainda o sexto lugar entre os atletas que mais acumularam prêmios, sendo quase US$ 4 milhões de dólares. 

De acordo com Adriano Moraes, também tricampeão mundial desta modalidade e atualmente diretor de Competições da PBR no Brasil, esse é o décimo segundo ano consecutivo que a Festa do Peão de Americana faz parte do calendário do maior campeonato de montarias em touros do mundo. 

“Estamos aqui desde 2006, quando a PBR chegou ao país. E desde 2008 que realizamos duas etapas no mesmo ano nesta festa tão importante. Por aqui já passaram, e ainda vão passar, grandes nomes da montaria em touros”, afirma. 

Manejo dos touros

Na PBR (Professional Bull Riders) os touros são tratados com o mesmo respeito que os competidores que os montam. A empresa é inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Destratar um animal seria um dano ao esporte. Em cada Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos. 

A PBR

A PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade. 

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil. 

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares. 

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. 

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e festas do peão nessas regiões.