Iturama recebe os melhores competidores de montarias em touros do país — A Professional Bull Riders

Iturama recebe os melhores competidores de montarias em touros do país

By: Jorge Cardoso - PBR Brasil -  terça-feira, 11 de julho de 2017 @ 08:08

ITURAMA (MG) – De 12 a 16 de julho, todos os olhares dos fãs de esportes radicais se voltam para a arena da cidade mineira de Iturama, palco do encontro entre os melhores competidores e touros do país em mais uma etapa do Monster Energy PBR, principal campeonato de montarias em touros no Brasil.

Este é o quarto ano em que a cidade recebe uma etapa da PBR (Professional Bull Riders) Brasil. Os outros encontros ocorrerão em 2007, 2008 e 2009. “Estamos ansiosos por este retorno a Iturama, uma arena diferenciada, coberta, e com um público apaixonado pelo esporte de montarias em touros”, diz Adriano Moraes, tricampeão da modalidade e atualmente Diretor de Competições da PBR Brasil.

E o público realmente terá muito a torcer, já que poderá acompanhar atletas como Silvano Alves, único tricampeão mundial ainda em atividade; Kaique Pacheco, vice-líder do Mundial 2017; Lucas Divino, líder do Monster Energy PBR; João Augusto Cezere, Iron Cowboy 2017, entre outros grandes nomes do esporte.

Os competidores terão de enfrentar os touros das companhias 2D Daniel, 3 Corações, 7 Ouros, Adriel Bulls, Bonança, Colorado, Jogo Bruto, Olívio Polizeli, Polaco de Ouro, Paulo Emílio, Rancho 3 Irmãos de Floreal, Scatolin e Vivela’s.

São realizadas 37 montarias em cada round nessas cinco noites. No último dia, os dez melhores colocados fazem a final. Tanto homens quanto touros são considerados atletas e suas apresentações valem notas, que podem chegar aos 100 pontos máximos. A somatória deste total é feita de 50% dos competidores e 50% dos animais.

 

Manejo dos touros

Na PBR (Professional Bull Riders) os touros são tratados com o mesmo respeito que os competidores que os montam. A empresa é inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Destratar um animal seria um dano ao esporte. Em cada Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos.

 

A PBR

A PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil.

O mundial da categoria é o Built Ford Tough Series, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.

A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade.

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e festas do peão nessas regiões.