Brasileiros buscam 13° mundial na PBR — A Professional Bull Riders

Brasileiros buscam 13° mundial na PBR

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 12 de maio de 2022 @ 20:23

Foto cortesia de Andy Watson / Bull Stock Media

Highlights

  • João Ricardo Vieira pode se tornar o campeão mundial mais velho da história da PBR, aos 37 anos de idade
  • Kaique Pacheco ficou terminou no Top 5 do mundo em cinco das seis vezes que competiu na Final Mundial da PBR
  • José Vitor Leme pode ser o primeiro a vencer três campeonatos consecutivos na história da PBR

A Final Mundial da PBR 2022 tem início nesta sexta-feira, 13 de maio em Fort Worth, Texas (EUA) e contará com participação recorde de brasileiros. Entre os 40 competidores que iniciam o evento, 19 representam o nosso país, inclusive os principais favoritos ao título mundial e ao bônus de 1 milhão de dólares.

Como parte de uma mudança histórica no calendário da PBR, o título mundial à partir deste ano passou a ser todo disputado somente no primeiro semestre e a Final Mundial da PBR será realizada entre os dias 13 e 22 de maio. Os fãs brasileiros podem acompanhar todos os rounds da competição ao vivo e gratuitamente através do Facebook da PBR Brasil.

Principal nome brasileiro na atual temporada, o experiente João Ricardo Vieira foi o competidor que permaneceu mais tempo na liderança do ranking mundial e apesar de chegar a decisão na segunda posição, está a apenas 8,99 pontos do líder Daylon Swearingen – diferença mínima e inédita – que em nada compromete seu favoritismo em busca do primeiro título mundial na carreira.

Aos 37 anos de idade, João Ricardo pode se tornar o campeão mundial mais velho da história da PBR, caso conquiste a fivela de ouro nesta Final, superando o antigo recordista, Adriano Moraes, que ganhou seu terceiro título mundial aos 36 anos de idade. Esta também é a 10ª vez em 10 temporadas que o paulista se classifica para Final Mundial da PBR, comprovando ser o competidor mais consistente da PBR nos últimos anos.

Na atual temporada João Ricardo Vieira venceu três etapas da principal divisão, além de uma vitória em um Round 15/15 Bucking Battle. Somente nos eventos da divisão de elite ele já montou em 47 touros e obteve nota em 18 deles, retrospecto de 38,2% de aproveitamento. O brasileiro também lidera o ranking nacional da PBR Brazil, fruto de sua vitória na etapa de abertura da temporada 2022 em Jaguariúna-SP no último mês de novembro.

Quem também chega com grande favoritismo na Final Mundial da PBR deste ano é o campeão mundial Kaique Pacheco, que até o momento ocupa a terceira colocação no ranking com diferença de 89,49 pontos para o líder. Em ótima fase desde que retornou as arenas após uma lesão no joelho em 2019, esta é a terceira temporada consecutiva em que o paulista de 27 anos disputa diretamente o título mundial em busca de escrever seu nome na seleta galeria de bicampeões da PBR.

Com duas vitórias em eventos da divisão principal este ano, Kaique Pacheco também terminou entre os dez melhores em sete eventos este ano, montando com sucesso em 24 dos 43 touros que desafiou – retrospecto de 55,81%, o melhor entre os cinco primeiros do ranking. O brasileiro também se destaca pela constância, tendo terminado no Top 5 do campeonato em cinco das seis vezes que se classificou para a Final Mundial da PBR.

Em quarto lugar até o momento, o atual campeão mundial José Vitor Leme também chega entre os favoritos para sua sexta Final Mundial consecutiva. Caso conquiste o título novamente este ano, o sul-mato-grossense se igualaria a Adriano Moraes e Silvano Alves, até hoje os únicos tricampeões mundiais da PBR, porém se tornaria o primeiro a vencer três campeonatos seguidos, feito jamais alcançado anteriormente.

Devido a recuperação de uma lesão sofrida na Final Mundial da PBR do ano passado na virilha, Leme é o competidor do Top 5 do ranking que participou de menos etapas na temporada, mas está a apenas 260,99 pontos do líder, o que além de comprovar seu grande aproveitamento nas etapas que participou o credencia como forte favorito ao título. Dos 37 touros que montou nos eventos da principal divisão, José Vitor Leme parou em 19 – aproveitamento de 51,3%, incluindo ai a maior nota da temporada até agora, 94,75 pontos à bordo de Ridin Solo.

Além dos três principais favoritos, Luciano de Castro em sexto e Maurício Moreira em sétimo são os outros brasileiros no Top 10 do ranking neste momento, ambos com menos de 300 pontos de diferença em relação ao líder. Outros cinco brasileiros são destaque entre os 20 melhores do ranking: Dener Barbosa, 14°; Eduardo Aparecido, 15°, Manoelito Jr. 17°; Lucas Divino, 18° e Ramon de Lima, 20° colocado.

A Final Mundial da PBR Finals deste ano será disputada em oito rounds, sendo três neste primeiro fim de semana – 13, 14 e 15 de maio, e os outros cinco na próxima semana, 19, 20, 21 e 22 de maio. Todos os competidores podem montar nos sete primeiros rounds e os 12 melhores na somatória das notas fazem o “round final” no domingo dia 22, onde será conhecido o campeão do evento. O campeão mundial será conhecido pela soma dos pontos conquistados durante a temporada e na Final Mundial da PBR.

O melhor competidor de cada round ganha 80 pontos de bônus para o ranking, além do bônus extra de acordo com sua nota – 9 pontos para montaria na casa dos 90 pontos, 8 para montarias na casa dos 80 pontos e 7 pontos para montarias na casa dos 70 pontos. O campeão do evento – somatória dos oito rounds – ganha ainda um bônus de 560 pontos. Sendo assim, é possível que um competidor conquiste até 1.272,00 pontos, se vencer todos os round com nota acima de 90 pontos.

Como o então líder do ranking tem até agora 884,49 pontos, isso significa que todos os 40 competidores classificados tem chances matemáticas de conquistar o título mundial, fazendo desta a Final Mundial da PBR mais imprevisível de todos os tempos, apesar do favoritismo recair sempre sobre os que estão a frente no ranking, que devem pontuar e a probabilidade de um competidor na parte debaixo da classificação conseguir ultrapassar todos os demais é baixíssima.

A Final Mundial da PBR será transmitida ao vivo todos os dias para o público brasileiro somente através do Facebook da PBR Brazil. Agende os horários e não perca nenhum momento do evento decisivo da Temporada 2022.

 

🕐Datas e horários:

13/maio --- Sexta ------- 20:45

14/maio --- Sábado----- 20:45

15/maio --- Domingo -- 15:45

19/maio --- Quinta------ 21:45

20/maio --- Sexta ------- 21:45

21/maio --- Sábado ---- 21:45

22/maio --- Domingo -- 10:45