O Campeão Brasileiro Alan de Souza conquistou o título da temporada do Challenger Series em Las Vegas — A Professional Bull Riders

O Campeão Brasileiro Alan de Souza conquistou o título da temporada do Challenger Series em Las Vegas

By: Abner Henrique Thézio  sexta-feira, 20 de outubro de 2023 @ 11:38

Alberto Gonzaga

Iniciando um fim de semana de grandes emoções em Las Vegas nos Estados Unidos, a Professional Bull Riders realizou na noite desta quinta-feira (19) a Final do Challenger Series, campeonato da divisão de acesso que reuniu os 40 melhores competidores da temporada. O PBR Challenger Series Championship aconteceu na Southpoint Arena & Equestrian Center, antecedendo as Finais da PBR Team Series que se iniciam nesta sexta-feira na T-Mobile Arena.

Os fãs poderão acompanhar todas as partidas do PBR Teams Championship através da plataforma BRTVMAX que faz a transmissão exclusiva para o Brasil com comentários em português. Quem assinou o pacote completo da temporada durante as etapas anteriores já tem acesso direto as Finais, que estava inclusa na assinatura. Já os fãs que ainda não são assinantes podem comprar um pacote promocional para assistir somente as Finais em Las Vegas. Saiba como assinar clicando aqui.

Em uma disputa decidida nos detalhes, Alan de Souza, representante de Taubaté-SP foi consagrado como grande Campeão do Challenger Series, terminando em primeiro lugar no ranking do campeonato que contou com 65 etapas nas arenas norte-americanas nesta temporada. O campeão brasileiro pela PBR em 2019 que atualmente integra o time do Nashville Stampede faturou pouco mais de US$ 179 mil na temporada somente em etapas do Challenger.

Ao longo da temporada ele havia vencido seis etapas e terminado entre os cinco melhores em outras nove, o que além da liderança isolada do ranking lhe deu uma vantagem de 76,33 pontos a frente do jovem fenômeno John Crimber para começar o evento decisivo. Com esta vantagem, o paulista de 30 anos dependia apenas de seu próprio desempenho em Vegas para se consagrar campeão, enquanto o concorrente precisava ser praticamente “perfeito” para tirar a boa vantagem que ele tinha.

Tudo parecia estar favorável a Crimber quando ele marcou 89,00 pontos a bordo do touro Huckleberry para vencer o primeiro Round da competição, enquanto Alan acabou sendo jogado ao chão por Blown Away com 6,29 segundos e não pontuou. Com isso, Souza não se classificou para o Round Final, enquanto seu concorrente teria mais uma chance de diminuir a diferença dos pontos e ultrapassá-lo no ranking.

O Round Final com os 10 melhores competidores da noite seguiu dominado pelos touros, assim como o Round anterior e teve apenas três montarias qualificadas. Encerrando a noite e precisando permanecer os oito segundos para vencer a etapa e liderar o ranking, John Crimber não pontuou ao ser derrubado por Baby Huey com 4,30 segundos e mesmo com os bônus obtidos pela quarta colocação no evento ficou a 27,33 pontos de Alan de Souza na classificação geral da temporada.

A vitória na etapa Final do Challenger Series foi do experiente Eli Vastbinder, que obteve nota nos dois touros que montou na noite e totalizou 173,00 pontos, incluindo a maior nota do evento, 90,00 pontos no touro Trump Train no Round Final. Ele foi seguido por Bob Mitchell, que terminou em segundo lugar e o brasileiro Sandro Batista, que havia sido campeão do evento em 2022 e que completou a lista dos três únicos invictos na competição deste ano, fechando na terceira colocação.

Outros quatro brasileiros montaram no Round Final e terminaram no Top 10 do evento. Cladson Rodolfo que havia feito a terceira melhor nota do Round 1 e caiu na Final, terminou na sexta posição, enquanto Elizmar Jeremias, Paulo Rosseto e o estreante Eric Henrique Domingos dividiram a sétima posição da etapa, depois de terem se classificado pelo Round Final pelo tempo obtido na primeira montaria, mas novamente não pontuarem.

Além do campeão Alan de Souza e do vice-campeão John Crimber, outros três competidores garantiram vaga nas quatro primeiras etapas da Unleash The Beast, o campeonato mundial da PBR, através do ranking final do Challenger Series. Com a quarta colocação na classificação geral do ranking, o campeão mundial Ednei Caminhas, aos 48 anos de idade, garantiu a terceira vaga, enquanto o canadense Dakota Buttar ficou em quinto e garantiu a quarta vaga. Como o terceiro colocado do ranking, Sandro Batista já havia se classificado para a UTB através da sua posição individual na PBR Team Series, a outra vaga foi repassada ao sexto colocado, Conner Halverson.

 

Classificação Final – Las Vegas

1 – Eli Vastbinder (EUA) – 173,00 pontos

2 – Bob Mitchell (EUA) – 169,50 pontos

3 – Sandro Batista (Brasil) – 164,50 pontos

4 – John Crimber (Brasil) – 89,00 pontos

5 – Jordan Hansen (Canadá) – 88,00 pontos

6 – Cladson Rodolfo (Brasil) – 86,00 pontos

7 – Eric Henrique (Brasil) – 0 pontos

7 – Elizmar Jeremias (Brasil) – 0 pontos

7 – Paulo Rosseto (Brasil) – 0 pontos

7 – Trace Redd (EUA) – 0 pontos

 

Ranking Final – Challenger Series 2023

1 – Alan de Souza (Brasil) – 1.116,33 pontos

2 – John Crimber (Brasil) – 1.089,00 pontos

3 – Sandro Batista (Brasil) – 673,50 pontos

4 – Ednei Caminhas (Brasil) – 606,00 pontos

5 – Dakota Buttar (Canadá) – 571,50 pontos

6 – Conner Halverson (EUA) – 563,50 pontos

7 – Cody Coverchuk (Canadá) – 547,16 pontos

8 – Jean Fernandes (Brasil) – 526,49 pontos

9 – Kade Madsen (EUA) – 498,66 pontos

10 – Nick Tetz (Canadá) – 480,50 pontos