O mato-grossense Riquelme dos Santos conquistou seu primeiro título pela PBR vencendo a etapa de Extrema — A Professional Bull Riders

O mato-grossense Riquelme dos Santos conquistou seu primeiro título pela PBR vencendo a etapa de Extrema

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 14 de outubro de 2024 @ 12:58

Alberto Gonzaga

Pelo terceiro ano consecutivo a Professional Bull Riders marcou presença na Festa do Peão de Extrema, uma das mais importantes e conhecidas do sul de Minas Gerais. O evento realizado entre os dias 10 e 13 de outubro fez parte do calendário da nova temporada do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da PBR, com uma premiação total de R$ 80 mil.

Completando sua 37ª edição, a Festa do Peão de Extrema que é realizada em conjunto com o 25° Extrema Country Fest, confirmou ainda mais o sucesso de mais de três décadas de tradição com diversas atrações e recorde de público. Realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Star Sport Rodeo, o evento sediou a sétima etapa da nova temporada da PBR no Brasil.

 

“Mais uma vez a PBR se sente honrada por estar presente em um dos maiores eventos do Sul de Minas Gerais e por ter a Festa do Peão de Extrema em nosso calendário. Agradecemos a Prefeitura Municipal, ao senhor prefeito João Batista e toda a sua equipe, e também a Star Sport Rodeo, pela parceria na realização desta etapa,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

A vitória ficou com o estreante Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT), que somou 358,50 pontos na competição e conquistou seu primeiro título pela PBR. Competindo apenas em seu quarto evento pela PBR, o atleta subiu para a vice-liderança do ranking nacional, com uma diferença de apenas 25,00 pontos em relação ao líder Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS), que embarcou para os Estados Unidos para a Final do Challenger Series em Las Vegas e não competiu nesta etapa.

Mesmo não pontuando na primeira noite da etapa, o competidor de 19 anos foi em busca da recuperação e após boas apresentações nos Rounds seguintes, chegou a Final no domingo na liderança da competição e encerrou o evento com uma montaria de 91,75 pontos a bordo do touro Castigo (3 Irmãos) para garantir a primeira fivela de forma incontestável. Com o desempenho na etapa de Extrema, Riquelme dos Santos faturou R$ 34.480,00 em premiação e 197,00 pontos de bônus para o ranking.

O segundo colocado da etapa Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) que também está em sua temporada de estréia na PBR e ficou entre os 10 melhores nas quatro etapas que já participou. Com os resultados de Extrema, o sul mato-grossense subiu da quinta para a terceira colocação no ranking e também já se coloca entre os principais nomes na disputa do título brasileiro da nova temporada.

Na sequência, pontuou José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR), que empatou com a maior nota da Final, 91,75 pontos ao montar Mandraque (Wilsinho Salarolli). O paranaense garantiu a terceira colocação do evento e voltou ao Top 10 do ranking, agora ocupando a sexta colocação no campeonato.

Completaram as cinco primeiras posições da etapa, Vitor Cássio de Assis (São Francisco de Sales-MG), na quarta colocação e que entrou no Top 15 do ranking, além de Jerson Arantes dos Santos (Paranaíba-MS), quinto colocado e que recuperou posições no ranking, voltando para o quarto lugar na classificação geral da nova temporada.

Na disputa entre os touros que reuniu os principais animais de nove boiadas, a fivela de Melhor Touro da etapa ficou com Comando de propriedade da Cia. André de Mogi. O touro que terminou a etapa invicto após derrubar Álvaro Ariel e Miguel de Jesus em suas duas apresentações, obteve 44,87 pontos de média na competição.

O calendário da nova temporada da PBR no Brasil segue com duas etapas no Mato Grosso do Sul, marcando a volta do Campeonato ao estado. De 31 de outubro a 02 de novembro acontece a etapa no Campo Grande Rodeo Music, na capital do estado e em seguida será realizada e etapa na Festa do Peão de Anaurilândia, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de novembro, ambas valendo pontos para o ranking nacional que definirá o Campeão Brasileiro de 2025.

 

Classificação Final – Etapa Extrema

1 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 358,50 pontos

2 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 353,75 pontos

3 – José Alberto de Castro (S. J. Patrocínio-PR) – 352,75 pontos

4 – Vitor Cássio de Assis (S. Francisco de Sales-MG) – 349,00 pontos

5 – Jérson Arantes dos Santos (Paranaíba-MS) – 344,50 pontos

 

Ranking Nacional – Após 07 etapas

1 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 281,50 pontos

2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 256,50 pontos

3 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 230,00 pontos

4 – Jérson Arantes dos Santos (Paranaíba-MS) – 164,50 pontos

5 – Miguel Alves de Jesus (Campo Alegre de Goiás-GO) – 161,50 pontos

6 – José Alberto de Castro (S.J. Patrocínio-PR) – 137,50 pontos

7 – Lucas Junio da Silveira (Leme-SP) – 128,50 pontos

8 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 122,00 pontos

9 – Frederico Araújo (Jaboticatubas-MG) – 112,00 pontos

10 – Álvaro da Cunha (Assis Brasil-AC) – 106,50 pontos