O norte-americano Derek Kolbaba venceu a etapa da Unleash The Beast em Manchester no último fim de semana — A Professional Bull Riders

O norte-americano Derek Kolbaba venceu a etapa da Unleash The Beast em Manchester no último fim de semana

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 23 de dezembro de 2024 @ 11:18

Bull Stock Media

Nos dias 20 e 21 de dezembro foi realizada a quinta etapa da nova temporada da Unleash The Beast, a principal divisão da Professional Bull Riders, valendo pontos para definir o Campeão Mundial de 2025. O evento aconteceu em Manchester, estado de New Hampshire (EUA) e reuniu os melhores competidores do ranking mundial da PBR.

Os fãs brasileiros podem acompanhar toda a temporada da Unleash The Beast ao vivo com apresentação e comentários em português através da assinatura do PBR Club no YouTube da PBR Brazil. A assinatura do PBR Club pode ser feita clicando no botão SEJA MEMBRO disponível no canal e tem o valor mensal de R$ 29,99 dando o direito ao fã de assistir todos os eventos daquele determinado mês ao vivo ou a qualquer momento que escolher, além de conteúdos exclusivos.

A vitória na etapa foi de Derek Kolbaba, que terminou a competição invicto somando 265,00 pontos em três montarias e faturou um total de US$ 49.390,00 entre o bônus de cada Round e o bônus pelo título. Esta foi a sétima vitória do norte-americano na elite da PBR e a primeira desde 2017, quebrando um “jejum” que já durava sete anos sem título.

Kolbaba iniciou o fim de semana dividindo a segunda posição no Round 1, realizado na sexta-feira ao marcar 87,50 pontos no touro Chupacabra. Na noite seguinte, ele assumiu a liderança da competição ao montar First Class e marcar novamente 87,50 pontos, a maior nota do Round 2, indo para o Round Final em primeiro lugar e escolhendo montar Feeds Red River, que lhe proporcionou 90,00 pontos para confirmar a vitória.

O desempenho em Manchester deu ao atleta de 28 anos, mais 143,00 pontos para o ranking que o levaram para a quarta colocação na classificação do Campeonato Mundial. Ele chegou a etapa na 33ª colocação do ranking, correndo risco de ser “cortado” da principal divisão no próximo evento, mas ganhou 29 posições com o título e além de retornar ao Top 5 do ranking, se garante na elite da PBR por mais algumas semanas.

Também invicto no fim de semana, o jovem talento Kaiden Loud foi o segundo colocado da etapa, totalizando 260,00 pontos em três montarias. O competidor de 19 anos fechou a etapa com uma montaria de 88,75 pontos em Buffalo Heifer e ganhou 18 posições no ranking mundial, subindo de 24° colocado para o sexto lugar na classificação geral da temporada.

Na sequência pontuou o brasileiro Adriano Salgado, que obteve a maior nota da etapa, 91,50 pontos, ao montar em Rockville no Round Final e terminou na terceira colocação, com duas montarias qualificadas. O paulista que venceu o Round 1 na sexta-feira, mas acabou não pontuando no Round 2, ganhou 22 posições e chegou ao Top 10 do ranking, na oitava colocação.

Outro brasileiro que brilhou no Round Final foi o experiente Cláudio Montanha Jr., que obteve 90,50 pontos a bordo de Mike’s Motive e terminou o evento na quarta colocação. Tendo pontuado em quatro dos cinco eventos desta temporada, o competidor agora é o 10° colocado do ranking mundial, atravessando a melhor fase dos últimos anos, que foram marcados por constantes lesões.

Completando o Top 5 da etapa, o estreante Vinícius Pinheiro terminou na quinta colocação logo em sua primeira etapa na elite da PBR. O jovem talento mineiro que chegou aos Estados Unidos em outubro após se classificar para a Final do Challenger Series devido aos pontos conquistados nas etapas brasileiras, ganhou uma das cinco vagas do ranking unificado das divisões de acesso após o primeiro corte da temporada e montou com sucesso os dois primeiros touros do fim de semana, chegando ao Round Final em segundo lugar, onde acabou caindo com 7,08 segundos.

Ainda participaram da Final da etapa, os campeões brasileiros Dener Barbosa, que terminou em sexto lugar e Luciano de Castro, que foi o oitavão, ambos com duas montarias qualificadas em três apresentações, além do Campeão Mundial Kaique Pacheco, que terminou na nona colocação em Manchester.

O líder do ranking, John Crimber, não conseguiu pontuar nos dois touros que montou, mas segue em primeiro lugar já que o vice-líder Dalton Kasel também não pontuou na etapa. Kasel, que não pontuou na primeira noite e não competiu no sábado devido a dores no joelho, ainda segue com uma diferença de apenas 16,00 pontos em relação a Crimber.

Único atleta do Top 5 do ranking a pontuar no fim de semana, Sage Kimzey conseguiu montar com sucesso em um dos três touros que desafiou, dividindo a 10ª colocação da etapa e segue em terceiro lugar na classificação do Campeonato Mundial. O bicampeão mundial José Vitor Leme, perdeu uma posição no ranking, indo para o quinto lugar depois de não pontuar novamente pela terceira semana consecutiva.

A programação da Unleash The Beast segue já neste próximo fim de semana com a etapa de Albany, no estado de New York (EUA), que será realizada nos dias 27 e 28 de dezembro. A etapa terá transmissão ao vivo com exclusividade pelo Canal do YouTube da PBR Brazil, e os horários das transmissões e a programação das demais etapas estarão disponíveis através das redes sociais da PBR Brazil.

 

Classificação Final – UTB Manchester

1 – Derek Kolbaba (EUA) – 265,00 pontos

2 – Kaiden Loud (EUA) – 260,00 pontos

3 – Adriano Salgado (BRA) – 180,50 pontos

4 – Cláudio Montanha Jr. (BRA) – 178,00 pontos

5 – Vinícius Pinheiro (BRA) – 171,75 pontos

6 – Dener Barbosa (BRA) – 167,75 pontos

7 – Keyshawn Whitehorse (EUA) – 164,00 pontos

8 – Luciano de Castro (BRA) – 159,50 pontos

9 – Kaique Pacheo (BRA) – 87m50 pontos

10 – Cort McFadden (EUA) – 87,00 pontos

10 – Jake Morinec (EUA) – 87,00 pontos

10 – Sage Kimzey (EUA) – 87,00 pontos

10 – Paulo Rossetto (BRA) – 87,00 pontos

 

Ranking Mundial – Após 05 etapas

1 – John Crimber (BRA/EUA) – 318,00 pontos

2 – Dalton Kasel (EUA) – 302,00 pontos

3 – Sage Kimzey (EUA) – 169,25 pontos

4 – Derek Kolbaba (EUA) – 164,00 pontos

5 – José Vitor Leme (BRA) – 147,50 pontos

6 – Kaiden Loud (EUA) – 135,00 pontos

7 – Júlio César Marques (BRA) – 120,33 pontos

8 – Adriano Salgado (BRA) – 199,33 pontos

9 – Andrew Alvidrez (EUA) – 118,75 pontos

10 – Cláudio Montanha Jr. (BRA) – 116,00 pontos