O brasileiro Luciano de Castro foi o campeão da PBR em Sacramento e subiu para a terceira posição no ranking mundial
By: Abner Henrique Therézio segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 @ 09:39
A Professional Bull Riders esteve em Sacramento, a capital da Califórnia (EUA) entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, onde realizou a 11ª etapa da temporada da Unleash The Beast. Esta foi a 22ª na história que a cidade fez parte do calendário da principal divisão da PBR e recebeu os melhores atletas do mundo.
Os fãs brasileiros podem acompanhar toda a temporada da Unleash The Beast ao vivo com apresentação e comentários em português através da assinatura do PBR Club no YouTube da PBR Brazil. A assinatura do PBR Club pode ser feita clicando no botão SEJA MEMBRO disponível no canal e tem o valor mensal de R$ 29,99 dando o direito ao fã de assistir todos os eventos daquele determinado mês ao vivo ou a qualquer momento que escolher, além de conteúdos exclusivos.
Vivendo aquela que talvez seja a melhor temporada de sua carreira desde que chegou aos Estados Unidos, Luciano de Castro conquistou a vitória na arena de Sacramento após três noites de competições intensas. O atleta de 28 anos que foi o primeiro tríplice coroado da PBR no Brasil não vencia um evento na elite do campeonato desde 2018, tendo enfrentado uma série de lesões nos últimos anos.
Para conquistar sua terceira vitória na Unleash The Beast, o paulista manteve a regularidade nos três primeiros rounds e chegou ao Round Final na segunda colocação, onde escolheu montar o touro Gene’s Best. Com uma montaria de 90,75 pontos, a maior nota da etapa, ele assumiu a liderança da competição garantindo o título quando o então líder Austin Richardson não pontuou na última montaria.
Com a vitória Luciano de Castro faturou um total de US$ 49 mil e 169,00 pontos de bônus para o ranking. Ele havia iniciado o fim de semana na sexta colocação do Campeonato e agora é o terceiro colocado com apenas 94,00 pontos de diferença para o líder, se confirmando como um dos reais candidatos ao título mundial desta temporada.
O segundo colocado do evento foi Paulo Eduardo Rossetto que liderou a competição desde a primeira noite até no domingo e também terminou a etapa invicto, montando com sucesso os quatro touros que desafiou. Com seu melhor resultado desde que estreou na Unleash The Beast o paranaense subiu para a 16ª posição no ranking mundial.
Na sequência pontuaram Austin Richardson e o campeão mundial Kaique Pacheco, na terceira e quarta colocação do evento, respectivamente, após não pontuarem no Round Final. O norte-americano que teve seu melhor resultado na temporada até agora subiu para a 11ª posição no ranking enquanto o brasileiro agora é o 14° colocado do Campeonato.
Fechando o Top 5 da etapa de Sacramento, Sandro Batista terminou na quinta colocação e foi um dos principais destaques do fim de semana. O mato-grossense quebrou uma sequência de 48 montarias de invencibilidade do touro Cool Whip – recorde na história da PBR – marcando 89,75 pontos no Round Final em uma montaria onde demonstrou muito talento e garra para superar o animal.
A classificação final da etapa teve ainda João Ricardo Vieira na sexta colocação, em um fim de semana histórico onde chegou a 450 montarias qualificadas na elite da PBR, além do estreante Miguel de Jesus que garantiu a sétima posição em sua primeira etapa na Unleash The Beast e Cláudio Montanha Jr. que segue como um dos mais regulares da temporada, terminando na 10ª colocação.
Na briga pelo título mundial, o líder do ranking Brady Fielder que havia vencido a etapa anterior não pontuou na etapa e segue com 549,00 pontos, enquanto John Crimber mesmo afastado por algumas semanas devido a uma lesão nas costas manteve a vice-liderança e agora é seguido de perto por Luciano de Castro que é o terceiro, com Lucas Divino em quarto lugar e Dalton Kasel completando o Top 5.
O fim de semana em Sacramento também contou com a quinta edição do Monster Energy Team Challenge, competição que a cada evento coloca frente a frente duas equipes da PBR Team Series. O confronto da semana foi entre o Missouri Thunder e o Kansas City Outlaws, que terminou com a vitória dos Thunders pelo placar de 172,00 x 86,75 pontos.
Realizado em conjunto com o Round 1 da etapa, a partida entre os rivais do estado do Missouri conhecida como “Show Me State Showdown” teve apenas três montarias qualificadas. Paulo Rossetto venceu o Round com 88,25 pontos e juntamente com Felipe Furlan garantiu a vitória do Missouri Thunder, enquanto para os Outlaws apenas o estreante Miguel de Jesus pontuou.
Outra vitória brasileira no fim de semana aconteceu na etapa do Pendleton Whisky Velocity Tour em Greenville-SC, com o goiano Afonso Júnior conquistando a fivela de campeão do evento e ganhando importantes posições no ranking. Na outra etapa do Velocity Tour em Laredo no Texas, Guilherme Valleiras foi o segundo colocado com Flávio Zivieri em terceiro e Bruno Carvalho em quinto.
Dando sequência ao calendário da Unleash The Beast, neste próximo fim de semana será realizada a etapa de Salt Lake City, no estado de Utah (EUA). A etapa que acontece nos dias 07 e 08 de fevereiro terá transmissão ao vivo com exclusividade pelo Canal do YouTube da PBR Brazil. Os horários das transmissões e a programação das demais etapas estarão disponíveis através das redes sociais da PBR Brazil.
Classificação Final – UTB em Sacramento
1 – Luciano de Castro (BRA) – 348,50 pontos
2 – Paulo Eduardo Rossetto (BRA) – 337,25 pontos
3 – Austin Richardson (EUA) – 261,50 pontos
4 – Kaique Pacheco (BRA) – 259,25 pontos
5 – Sandro Batista (BRA) – 178,50 pontos
6 – João Ricardo Vieira (BRA) – 174,00 pontos
7 – Miguel de Jesus (BRA) – 172,50 pontos
8 – Sage Kimzey (EUA) – 170,25 pontos
9 – Ethan Winckler (EUA) – 169,50 pontos
10 – Cláudio Montanha Jr. (BRA) – 162,00 pontos
Ranking Mundial – Após 11 etapas
1 – Brady Fielder (AUS) – 549,00 pontos
2 – John Crimber (BRA/EUA) – 477,50 pontos
3 – Luciano de Castro (BRA) – 455,00 pontos
4 – Lucas Divino (BRA) – 411,50 pontos
5 – Dalton Kasel (EUA) – 379,00 pontos
6 – Sage Kimzey (EUA) – 305,75 pontos
7 – Júlio César Marques (BRA) – 298,33 pontos
8 – Cort McFadden (EUA) – 297,75 pontos
9 – Keyshawn Whitehorse (EUA) – 272,00 pontos
10 – Derek Kolbaba (EUA) – 252,00 pontos