O estreante Jhon Carlos Moreira conquistou seu primeiro título na PBR na etapa da FENACAFÉ em Patrocínio
By: Abner Henrique Therézio segunda-feira, 14 de abril de 2025 @ 13:01

Alberto Gonzaga
Entre os dias 10 e 12 de abril a Professional Bull Riders esteve pela primeira vez na FENACAFÉ – Festa Nacional do Café, em Patrocínio-MG, onde realizou a 13ª etapa da temporada do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros. As competições reuniram os principais atletas do ranking que desafiaram as melhores boiadas da atualidade em busca de uma premiação de R$ 50 mil.
“Poder estar pela primeira vez na FENACAFÉ e em Patrocínio, foi uma honra para a PBR e com certeza um momento marcante para nós. Em nome da PBR agradeço ao Prefeito Municipal Gustavo Brasileiro e todos da Prefeitura Municipal, ao presidente do Sindicato Rural Marconi Malagoli e toda a sua diretoria, e todos da Top Entretenimentos pela parceria,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.
A vitória foi do estreante Jhon Carlos Moreira (Confressa-MT), que conquistou sua primeira fivela de campeão pela PBR já em sua terceira etapa no Campeonato. O jovem talento que havia sido vice-campeão na semana anterior em Brasília, ocupa agora a oitava colocação no campeonato, a menos de 70,00 pontos de entrar no Top 5 do ranking.
Mantendo a regularidade nas duas primeiras noites de competição o mato-grossense chegou ao Round Final no sábado em primeiro lugar e confirmou o título ao marcar 86,25 pontos no touro Valet (São Conrado), garantindo a vitória com uma montaria qualificada a frente dos demais concorrentes.
Seu desempenho na FENACAFÉ lhe rendeu 79,00 pontos para o ranking e uma premiação de pouco mais de R$ 21 mil, incluindo os bônus diários. Em três etapas, Jhon Carlos foi derrubado apenas pelo primeiro dos 10 touros que desafiou até agora, estando invicto nas últimas nove montarias e mantendo um aproveitamento de 90%.
O segundo colocado foi o também estreante desta temporada, Lucas Paiva (Guairaçá-PR), que mesmo não pontuando na primeira noite se recuperou e foi em busca de uma melhor posição. Considerado um dos principais nomes do esporte no Brasil na atualidade, o paranaense que agora ficará em definitivo na PBR já ocupa a 31ª posição no ranking e é presença garantida nas próximas etapas.
Completando o Top 5 em Patrocínio, o líder do ranking Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) garantiu a terceira colocação e ampliou ainda mais sua vantagem no ranking, mesmo vencendo apenas três dos quatro touros que montou. Ele foi seguido por Alex Oliveira (Queiróz-SP) e Paulo Henrique da Silva (Britânia-GO), que dividiram a quarta colocação na etapa.
A fivela de Melhor Touro da etapa ficou com Pacífico (Califórnia – Chiquinho Nucci), que obteve média de 43,63 pontos na competição. O animal terminou a competição invicto, derrubando os jovens talentos Miguel de Jesus e Paulo Henrique da Silva em suas duas apresentações na etapa.
Na corrida pelo título nacional, após 13 etapas realizadas, o novato Gustavo Luiz chegou a 490,00 pontos, enquanto Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) agora é o vice-líder, com 162,50 pontos de diferença. Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) perdeu uma posição e agora é o terceiro, seguido por Warley de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) em quarto e do atual campeão brasileiro Rogério Venâncio (Paranaita-MT), que é o quinto.
O calendário da PBR no Brasil tem sequência já neste próximo fim de semana com uma etapa na 45ª ExpoAraxá em Araxá-MG nos dias 19, 20 e 21 de abril. Em seguida, serão realizadas as etapas no Viva Três Pontas Rodeio Festival, em Três Pontas-MG (24 a 26 de abril), Valentim Rodeio Fest em Valentim Gentil-SP (30 de abril a 03 de maio), Festa do Peão de Indiaporã-SP (07 a 10 de maio) e Olímpia Rodeo Festival, em Olímpia-SP (08 a 10 de maio).
Classificação Final – PBR FENACAFÉ
1 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 338,00 pontos
2 – Lucas Paiva (Guairaçá-PR) – 254,00 pontos
3 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 242,00 pontos
4 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 172,00 pontos
4 – Paulo Henrique da Silva (Britânia-GO) – 172,00 pontos
Ranking Nacional – Após 13 etapas
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 490,00 pontos
2 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 327,50 pontos
3 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 319,00 pontos
4 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 299,50 pontos
5 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 277,50 pontos
6 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 232,50 pontos
7 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 225,00 pontos
8 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 208,00 pontos
9 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 196,00 pontos
10 – José Alberto de Castro (S.J. Patrocínio-PR) – 189,50 pontos