O estreante João Paulo Velasco venceu a etapa da PBR no Rodeio do Gigante Vermelho em Cândido Mota
By: Abner Henrique Therézio segunda-feira, 11 de agosto de 2025 @ 10:12

Alberto Gonzaga
A Professional Bull Riders realizou neste último fim de semana uma etapa durante o Rodeio do Gigante Vermelho, em Cândido Mota, região oeste do estado de São Paulo. O evento sediou a 36ª etapa da temporada do Campeonato Brasileiro da PBR entre os dias 07 e 10 de agosto.
Realizado pelo Clube de Rodeio Gigante Vermelho o evento é um dos mais conhecidos do país e voltou a sediar uma etapa da principal liga de Montaria em Touros do mundo após quase 20 anos, marcando o início de uma nova fase.
“Em quatro noites mais uma vez o Gigante Vermelho mostrou porque é um dos maiores eventos do Brasil, com uma competição de altíssima qualidade. A PBR está muito feliz em voltar a esta arena e agradece a todos do Clube de Rodeio Gigante Vermelho pela parceria,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.
Na arena, os melhores competidores do ranking da PBR desafiaram todas as noites uma verdadeira seleção de atletas de pulo das boiadas Cia. Califórnia, N.A. Bulls, Os Bravos, Paulo Emílio, além do Condomínio Toro Loko Black Demon Genetics, em busca de uma premiação de R$ 60 mil.
O título da etapa ficou com o novato João Paulo Velasco (Paranaíta-MT), que somou 404,25 pontos em cinco apresentações e faturou um total de R$ 25.380,00 em premiação. Liderando a competição, o mato-grossense optou por montar no touro Despacho (Paulo Emílio) na final, uma escolha ousada que lhe rendeu 89,50 pontos a maior nota de todo o evento e lhe confirmou a vitória.
Esta foi a segunda vitória de João Paulo desde que estreou na PBR no mês passado. O atleta de 20 anos havia vencido também a sua etapa de estreia na ExpoFrutal e mesmo competindo em apenas quatro eventos, ocupa agora a 19ª colocação do ranking nacional, garantindo a vaga para a Final Nacional na arena de Barretos.
A segunda colocação da etapa foi do líder do ranking nacional, Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS), que montou com sucesso em quatro dos cinco touros que desafiou. Com este resultado o atleta do Nashville Stampede ampliou ainda mais sua vantagem na liderança em busca do título de campeão brasileiro de 2025.
Completando o Top 5 na arena do Gigante Vermelho, Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG) foi o terceiro colocado, seguido de Gilvan Freitas (Piracanjuba-GO) em quarto e Sílvio Ortiz Júnior (Assis-SP) que terminou em quinto lugar em sua estreia pela PBR.
Entre os touros, a fivela da etapa ficou com Arrogante (Califórnia), que obteve média de 44,50 pontos em duas apresentações na competição. O animal conquistou o título de Melhor Touro da etapa ao derrubar Vitor Hugo Costa com 2,74 segundos e Carlos Eduardo Barbosa na final com 2,86 segundos.
Ainda neste fim de semana foi realizada uma etapa do PBR ACF do Brasil Tour durante a Festa do Peão de Alfenas, no sul de Minas Gerais. A etapa terminou com a vitória de Guilherme da Silveira (Leme-SP).
O calendário da PBR segue com três etapas simultâneas que fecham a temporada regular do campeonato na próxima semana, durante a Festa do Peão de Araras-SP, na Expo Ouro Rodeio Festival em Ouro Fino-MG e na ExpoÁgua em Água Cumprida-MG, ambas de 14 a 17 de agosto.
A Final Nacional da PBR acontece de 21 a 24 de agosto durante a programação da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, onde será definido o grande campeão da Temporada 2025 do Campeonato Brasileiro que irá faturar como prêmio uma picape Mitsubishi Triton L200 e um bônus de 100 mil reais.
Classificação Final – PBR Gigante Vermelho
1 – João Paulo Velasco (Paranaíta-MT) – 404,25 pontos
2 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 337,50 pontos
3 – Gabriel Morais (S. F. Sales-MG) – 321,75 pontos
4 – Gilvan Freitas (Piracanjuba-MG) – 202,25 pontos
5 – Sílvio Ortiz Júnior (Assis-SP) – 171,00 pontos
Ranking Parcial – Após 37 etapas
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 1162,00 pontos
2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 725,00 pontos
3 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 583,00 pontos
3 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 532,00 pontos
4 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 519,00 pontos
6 – Elzisclay Rodrigues (C. Alegre de Goiás-GO) – 422,00 pontos
7 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 393,50 pontos
8 – Vitor Manoel Dias (Sales-SP) – 388,00 pontos
9 – Sandro Batista (Pedra Preta-MT) – 379,00 pontos
10 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 377,00 pontos