O primeiro episódio de Vida de Rodeio teve sucesso de audiência na tela da Globo — A Professional Bull Riders

O primeiro episódio de Vida de Rodeio teve sucesso de audiência na tela da Globo

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 8 de outubro de 2025 @ 11:02

A TV Globo exibiu na noite da última terça-feira (07) o episódio de estreia da série “Vida de Rodeio”, documentário dividido em oito capítulos e que será exibido com exclusividade pela emissora em horário nobre. A série também estará disponível sob demanda na plataforma GloboPlay.

Confirmando as boas expectativas, o primeiro episódio da série atingiu 16,9 pontos de audiência na média nacional, que é medida nas principais regiões metropolitanas do país, de acordo com números obtidos extraoficialmente com fontes do mercado. Ainda de acordo com estes números, estima-se que cerca de 27,4 milhões de pessoas assistiram ao lançamento da série na TV aberta. No geral, o episódio teve 72% a mais de audiência do que a média das três principais concorrentes da TV Globo no mesmo horário.

 

“Os números deste primeiro episódio mostram o quanto o nosso esporte desperta interesse e o enorme potencial que ele ainda tem para crescer em nosso país, pois sabemos que além dos fãs fiéis, havia um público novo assistindo e conhecendo o Rodeio,” declarou o tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil e que é um dos personagens do documentário.

 

De acordo com estes dados, “Vida de Rodeio” atingiu uma audiência mais do que satisfatória e obteve vários recordes entre estreias de produção em diversas regiões. Na Grande São Paulo, por exemplo, a média foi de 16,8 pontos, em números oficiais atribuídos pelos portais especializados a medição Kantar Ibope Media, chegando a atingir o pico de 20,9 pontos.

Estes números da região metropolitana da maior cidade do país significaram o recorde dos últimos dois anos na estreia de uma produção da emissora. A audiência foi a maior de um episódio de estreia entre o público das classes A/B desde 2023 e a maior de uma estreia de programa entre o público de 18 a 34 anos desde o ano passado.

O sucesso se confirmou também em outras regiões, com destaque para Goiânia, que teve média de 16,3 pontos, a maior audiência da estreia de um programa na emissora dos últimos seis anos e Brasília, que registrou média de 16,5 pontos, recorde na estreia de uma produção nos últimos três anos.

A série também conseguiu recordes em mercados pouco comum para o universo dos Rodeios. Em Belém, destaque da região norte, a média foi de 20,3 pontos e em Recife, destaque do nordeste, a média foi de 17,5 pontos, ambas com o melhor desempenho de uma estreia nos últimos três anos. No Rio de Janeiro, a média de audiência foi 17,2 pontos, enquanto em Porto Alegre chegou a 16,9 pontos, em ambos os casos, recorde dos últimos dois anos em uma estreia da emissora.

 

Qualidade e respeito ao esporte foram os destaques da estreia

 

A série idealizada e produzida pela equipe do programa Globo Rural em parceria com o núcleo de jornalismo da TV Globo, vai mostrar semanalmente os bastidores do Rodeio, levando até o público a história de vida, as emoções, as frustações e as vitórias de atletas de Montaria em Touros do Brasil.

O primeiro episódio apresentou o esporte de uma maneira didática, mostrando bastidores e detalhes ainda desconhecidos pelo grande público. Além disso, o capítulo mostrou a disputa intensa entre Rogério Venâncio e Anderson de Oliveira pelo título brasileiro de 2024, que foi definido na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, onde se iniciaram as gravações da série.

 

“Nós sabíamos da qualidade do conteúdo, e do carinho e respeito que a equipe de produção teria com o nosso esporte a cada episódio, mas mesmo assim, o que foi ao ar superou tudo que imaginávamos. Este primeiro capítulo nos prendeu do início ao fim e sabemos que o restante da série vai ser ainda mais espetacular e imperdível,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

Para produzir a série a equipe viajou por 35 municípios no Brasil e nos Estados Unidos, acompanhou dezenas de competições, treinos e o dia a dia dos atletas durante 12 meses. As centenas de horas de gravação irão se traduzir em oito episódios de grande qualidade, que deve posicionar a Montaria em Touros e o Rodeio de maneira geral entre o grande público.

O sucesso do primeiro episódio pode ser medido em números. Na Grande São Paulo, a média de audiência de “Vida de Rodeio” na noite de terça-feira foi mais que o dobro do programa “A Fazenda 17”, exibido pela Rede Record na mesma faixa de horário e que registrou média de 7,2 pontos.

Além disso, o documentário teve a 6ª melhor audiência da TV Globo na Grande São Paulo no dia, ficando atrás apenas de novelas e dos telejornais. Na semana anterior, a final do Reality Show Estrela da Casa, que foi exibido no mesmo horário pela emissora atingiu média de 14,8 pontos neste mercado.

Como comparação, a maior audiência da TV Globo nas cidades da Grande São Paulo na noite de terça-feira foi o capítulo da novela Vale Tudo, que antecedeu o episódio de estreia da série e teve média de audiência de 29,9 pontos, por estar em suas semanas finais.

 

“É um momento único para o Rodeio no Brasil, mostrar nossos bastidores e tudo que temos de interessante em horário nobre na maior emissora do país. Esperamos que todo o mercado do Rodeio saiba tirar bom proveito disto, para que nosso esporte possa crescer de verdade e chegar ao patamar que sempre sonhamos,” finalizou Moraes.

 

A série tem direção de Edson Ferraz e Gabriel Mitani, roteiro de Andrey Frasson, Erik Von Poser e Wagner Suzuki, produção executiva de Fátima Baptista, Camila Marconato e Clarissa Cavalcanti, e fotografia de Daniel Torres e Edson Gabriel.