Team Brazil conquista Global Cup pela segunda vez
By: Jorge Cardoso / PBR Brasil domingo, 10 de fevereiro de 2019 @ 22:42
Highlights
- A primeira seleção campeão foi os Estados Unidos, em 2017, no Canadá
- Renato Nunes assumiu o comando do time em 2018, no lugar de Robnson Palermo
- João Ricardo Vieira substituiu João Marcelo Santos, que não teve o visto aprovado
A Seleção Brasileira de montarias em touros conquistou nesse domingo, 10 de fevereiro, o título da Global Cup 2019, criado pela PBR (Professional Bull Riders), maior organizadora da modalidade em todo o planeta. Além do Brasil, o torneio reúne times dos Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.
Esta é a terceira vez que o Global Cup é realizada, e a segunda em que as cores verde e amarelo se destacam. A primeira foi em 2018, na edição realizada na Austrália. Ambas as vitórias ocorreram sob o comando do técnico Renato Nunes, ex-competidor e campeão mundial pela PBR em 2010.
As disputas ocorrem nos dias 9 e 10 de fevereiro, no gigantesco AT&T Stadium, em Arlington, no Texas. Os donos da casa se dividiram em dois times, chamados de Eagles e Wolves, este último formado apenas por nativos, e eram os favoritos ao título.
No entanto, o desempenho dos competidores brasileiros fez com que a seleção chegasse à final. A “tempestade brasileira” contou com uma equipe nova com nomes considerados os melhores do mundo no momento, como Kaique Pacheco (atual campeão mundial); José Vitor Leme (campeão brasileiro em 2017 e vice-campeão mundial em 2018); Eduardo Aparecido; Marco Eguchi; João Ricardo Vieira (Iron Cowboy nos Estados Unidos e no Brasil); Cláudio Montanha Jr; Fernando Henrique Novais (líder do Monster Energy PBR no Brasil) e Bruno Scaranello (vice-líder do campeonato no Brasil).
“Esses competidores deram o sangue pela nossa seleção. Mesmo com a possibilidade de perdemos o título, eles não desistiram e fizeram o melhor. Estou orgulhoso”, comentou o técnico Renato Nunes referindo-se à difícil tarefa de vencer os donos da casa.
E foi realmente difícil. O Team Brazil começou muito bem, mas os dois times dos Estados Unidos se mantiveram fortes no início da competição. No entanto, os brasileiros mostraram total controle e domínio dos touros, garantindo boas notas e conquistando a liderança ainda no primeiro dia de competição.
No domingo, segunda e última noite de competições, o Brasil chegou como favorito e se manteve líder até o final da última rodada antes do round decisivo, quando a equipe Eagles passou à frente e estiveram muito próximos de ficar com o título.
Mas a sorte esteve ao lado do Team Brazil quando Cooper Davis, campeão mundial de 2016, não conseguiu se manter os oito segundos sobre o touro Bad Beagle, dando a vitória ao Brasil, que tinha uma montaria a mais em pontos.
São nove montarias por noite, totalizando 18 performances. São válidas 12 delas; as mais baixas são descartadas automaticamente. O Brasil teve 11 montarias válidas, enquanto o time EUA-Eagles teve 10. A diferença foi de apenas 72,30 pontos.
Classificação final
1 – Brasil – 939,3 pontos;
2 – EUA Eagles – 867 pontos;
3 – EUA Wolves – 691,3 pontos;
4 – Austrália – 514,3 pontos;
5 – México – 337,8 pontos;
6 – Canadá – 258 pontos.
Mais sobre a PBR - Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.
Hoje, a PBR promove cerca de 250 etapas por onde passa e suas transmissões atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo.
O mundial da categoria é o Unleash the Beast, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo o Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.
A empresa também tem revelado grandes nomes do esporte, como os brasileiros Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos os únicos tricampeões da modalidade. Eles se unem a outros atletas brasileiros e, juntos, deixam o Brasil com nove títulos mundiais nessas 24 finais realizadas até hoje.
No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões.
Mais sobre a IMM - A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de Esporte, Entretenimento e venda de ingressos.
Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), o UFC, o PBR – Professional Bull Riders (maior liga de montaria em touros do mundo), os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013, 2014 e 2015 e possui participação na Go Cup, no maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu a regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race e uma plataforma de eventos de golfe com chancela do PGA.
Em Entretenimento, a empresa tem uma sociedade com a Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como Cantando na Chuva, Pequena Sereia e em 2019 produzirá o Sunset Bouvelard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste São Paulo e recentemente, adquiriu a São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do país.
A IMM possui sua plataforma de ticketing - TUDUS, que é responsável pela venda de ingressos online e off-line para os eventos da empresa e de terceiros. A área conta com projetos importantes, como venda de ingressos para NBA, show Paul McCartney, Circuito Banco do Brasil, Rio Open e mais de 30 teatros entre Rio e São Paulo.