Cowboy de Nova York lidera o ranking mundial da PBR — A Professional Bull Riders

Cowboy de Nova York lidera o ranking mundial da PBR

By: Abner Henrique Therézio  sexta-feira, 11 de março de 2022 @ 11:45

PBR Brazil

Highlights

  • Daylon venceu dois eventos nessa temporada e liderou os americanos na Global Cup
  • Nos anos 80, Bobby DelVecchio foi outro nova-iorquino que se destacou na montaria em touros

Por mais que possa parecer improvável, o atual número 1 do mundo na Montaria em Touros é um jovem atleta de Nova York. Daylon Swearingen, que voltou a liderança do ranking mundial da PBR após vencer duas etapas da Unleash The Beast no final de fevereiro nasceu e foi criado no pequeno povoado rural de Piffard, no estado de Nova York, a poucas horas de distância da maior cidade dos Estados Unidos.

O jovem de 22 anos pode se tornar o primeiro competidor da região norte dos Estados Unidos a ganhar a fivela de ouro no principal campeonato de Montaria em Touros do mundo. Ele já havia liderado o ranking mundial da temporada 2022 antes do início das etapas da principal divisão, quando somente os pontos da divisão de acesso conquistados em novembro e dezembro do ano passado estavam valendo.

Desde então ele se manteve entre os cinco melhores do ranking até reassumir a liderança após ganhar as etapas de St. Louis e Los Angeles em um intervalo de três dias. Em temporadas anteriores ele também já havia liderado o ranking no início do ano, porém, jamais esteve tão bem posicionado nesta altura do calendário, quando já passamos da metade da temporada regular tendo sido realizadas dez das 19 etapas antes da PBR World Finals.

No último fim de semana ele liderou e foi peça fundamental do time norte-americano dos Eagles na conquista do terceiro título da PBR Global Cup. O competidor marcou nota acima de 90,00 pontos nos dois touros que montou na noite de sábado e também ganhou o título individual da competição de seleções da PBR, somando 182,00 pontos e confirmando sua excelente fase.

Apesar de ter nascido em uma região com pouca tradição nas montarias, Daylon cresceu no ambiente dos Rodeios, já que seu pai Sam Swearingen é tropeiro e produz eventos há mais de 30 anos nos estados da região e sua mãe Carrie foi competidora da prova dos Três Tambores. O promissor talento iniciou a carreira montando em carneiros e bezerros, e conquistou prêmios nas competições colegiais e universitárias até chegar ao nível profissional em 2018.

E por mais que pareça estranho “um cowboy de Nova York”, ele não é o primeiro. Muitos anos antes de Swearingen nascer um outro competidor da região se destacava nas arenas e fazia parte da elite do Rodeio mundial. Bobby DelVecchio, um dos 20 fundadores originais da PBR, nasceu e cresceu no Bronx, um dos bairros mais populosos da cidade de Nova York e literalmente atravessou todos os limites indo mais longe que todos podiam imaginar que um “cowboy urbano” chegasse.

Nos anos 80 DelVecchio se classificou seis vezes consecutivas para a National Finals Rodeo, a Final Mundial da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association, sendo vice-campeão mundial pela entidade em 1981 e 1982, além de campeão texano em 1983. Ainda no final dos anos 80 Bobby foi pioneiro na inseminação artificial com genética de animais de pulo e no início dos anos 90 foi um dos cinco estrangeiros que competiram na histórica 1ª edição do Barretos International Rodeo.

Demorou alguns longos anos até que outro competidor do estado ganhasse projeção mundial na elite da montaria em touros. Apesar do estado ter um setor agropecuário forte, mesmo tendo dezenas de pequenos eventos anuais, o Rodeio ainda é pouco desenvolvido na região, com a qualidade das competições sendo ainda muito inferior aos estados do sul e oeste.

E foi exatamente para acompanhar o ritmo da elite dos competidores e touros do país que Daylon Swearingen se mudou para o Texas, onde reside atualmente. Ele se mudou para o estado após se destacar no Rodeio colegial e foi competir no Circuito Universitário onde fez parte do vitorioso time de Rodeio do Panola College, onde se formou em Administração Rural.

Além dos títulos nas categorias de base, o competidor acumulou também vitórias nas competições profissionais, mesmo quando ainda se dividia entre os eventos universitários, Rodeios e etapas da PBR. Desde que estreou na PBR em 2018, Swearingen já faturou mais de meio milhão de dólares em prêmios, apesar que devido a diversas lesões sua melhor colocação na classificação final do campeonato foi o nono lugar na temporada de 2020.

Pela PBR o novo cowboy de Nova York já conquistou o título nacional da PBR Canadá em 2019, onde também foi campeão das Finais Nacionais de 2019 e 2021, além do título do Touring Pro Division no ano passado e da Global Cup com a seleção norte-americana em 2020. Desde a sua estreia em 2019 na Unleash The Beast, a principal divisão da PBR, ele já competiu em 50 etapas, com três vitórias e obteve nota em 57 dos 163 touros que desafiou – aproveitamento de 35%.

No melhor momento de sua carreira na elite da PBR, Daylon Swearingen inicia a defesa de sua liderança na noite deste sábado em Glendale, Arizona, onde acontece a 11ª etapa da temporada e você pode acompanhar ao vivo pelo Facebook da PBR Brazil à partir das 22h45m sábado e 17h45m no domingo (horário de Brasília). O norte-americano soma até o momento 582,16 pontos, uma diferença de apenas 75,66 pontos para o brasileiro João Ricardo Vieira, sendo que nesta etapa é possível marcar até 167,00 pontos para o ranking.