Final Nacional da PBR Brazil teve início na noite de quinta-feira em Barretos — A Professional Bull Riders

Final Nacional da PBR Brazil teve início na noite de quinta-feira em Barretos

By: Abner Henrique Therézio  sexta-feira, 19 de agosto de 2022 @ 12:38

Alberto Gonzaga

Depois de três sem anos sem a presença de público a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos voltou oficialmente na noite desta quinta-feira (18), onde a Final Nacional da PBR Brazil foi a principal atração da programação esportiva. Esta é a quinta vez que a edição nacional do maior campeonato de Montaria em Touros do mundo realiza sua etapa decisiva na arena mais famosa do Brasil.

Os fãs da PBR – Professional Bull Riders poderão acompanhar todas as noites de competições da decisão do campeonato ao vivo e gratuitamente através das plataformas do Brasil Rural TV. Saiba mais detalhes através das redes sociais da @pbrbrazil.

Marcando o retorno do público a arena de Barretos, a noite de quinta-feira contou com um alto nível de competição onde os touros foram destaque e fizeram a diferença levando ao chão antes dos oito segundos os cinco principais favoritos ao título. Das 30 montarias da noite de abertura da Final Nacional, em 22 delas o touro “levou a melhor” e apenas oito competidores conseguiram pontuar.

O grande vencedor da primeira noite foi João Lucas (Porto Feliz-SP) que realizou uma belíssima montaria a bordo do touro Zero 13 (Big Boi) obtendo 88,50 pontos. Apesar dos 20 pontos de bônus que conquistou pela maior nota da noite, o competidor de 24 anos tem segue na 15ª posição do ranking e tem chances quase remotas de ainda brigar pelo título nacional, mas deu um passo importante em busca do título da Final Nacional, que é uma das fivelas mais cobiçadas do ano, principalmente por ser na arena de Barretos.

Com 87,00 pontos Igor Junqueira (Prata-MG) ficou em segundo lugar na noite de abertura em Barretos ao montar com sucesso o touro Fantasma (Big Boi). O atleta mineiro ganhou mais 15,00 pontos de bônus e subiu duas colocações no ranking, voltando ao Top 10 da temporada, na nona colocação. A terceira colocação ficou com Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP), que montou Kobe (Guto Paglione) e obteve 85,50 pontos, seguido de Bruno Roberto (Restinga-SP) que ficou em quarto com 85,00 pontos em Vai Vai (Tony Nascimento).

Fechando o Top 5 da noite, Victor Hugo Costa (Itaguajé-PR) quebrou a invencibilidade do touro Praiano (Guto Paglione), sendo o primeiro atleta a conseguir uma montaria qualificada sobre o animal. O jovem atleta de pulo é um dos dois principais favoritos ao título de Touro do Ano, mas quem largou na frente na disputa por esta fivela foi Reza a Lenda (Red Bucking Bulls), que foi o touro mais bem avaliado da noite com 45,50 pontos ao derrubar Pedro Augusto Vitti (Piracicaba-SP) com 1,98 segundos.

Dos seis atletas mais bem posicionados no ranking pela disputa do título nacional, nenhum conseguiu uma montaria qualificada na noite de quinta-feira, mantendo a classificação geral inalterada. Apesar de não pontuar, a vantagem segue nas mãos do líder Cássio Dias Barbosa (São Francisco de Sales-MG), que não pontuou, mas também viu seus principais concorrentes irem ao chão antes dos oito segundos.

A Final Nacional em Barretos terá quatro Rounds classificatórios e mais um Round Final no domingo, onde participam somente os competidores com as maiores somatórias de notas. Os oito melhores atletas de cada noite recebem uma pontuação bônus proporcional a sua colocação, que são acrescentados ao acumulado no ranking durante o ano. Ao final dos cinco Rounds também são distribuídos pontos bônus pela colocação agregada, a somatória das notas de todas as noites. O campeão nacional será o atleta que terminar o domingo com a maior somatória de pontos acumulados no ranking.

Desta forma, Cássio Dias Barbosa segue como principal favorito e com 101,50 pontos de vantagem para o principal concorrente que está competindo na Final Nacional. O competidor com a maior nota de cada noite recebe 20 pontos de bonificação, enquanto o campeão da somatória da Final Nacional recebe mais 100 pontos. Com isto, restando ainda quatro rounds e os bônus da somatória é possível um atleta marcar até 180 pontos para o ranking (80 dos rounds + 100 da somatória).

 

Resultado – Round 1

1 – João Lucas – Zero 13 (Big Boi) – 88,50 pontos

2 – Igor Junqueira – Fantasma (Big Boi) – 87,00 pontos

3 – Felipe Furlan – Kobe (Guto Paglione) – 85,50 pontos

4 – Bruno Roberto – Vai Vai (Tony Nascimento) – 85,00 pontos

5 – Vitor Hugo Costa – Praiano (Guto Paglione) – 82,00 pontos

 

Ranking Parcial – Após 1ª noite da Final

1 – Cássio Dias Barbosa – 247,50 pontos

2 – Sandro Batista – 178,00 pontos **

3 – Bruno Carvalho – 146,00 pontos

4 – Arthur Antonialle – 132,50 pontos

4 – João Ricardo Vieira – 132,50 pontos **

6 – Jerson dos Santos – 124,00 pontos

7 – Alisson de Souza – 114,00 pontos **

8 – Luiz Américo Pereira – 111,50 pontos

9 – Bruno Scaranello – 108,00 pontos

9 – Igor Junqueira – 108,00 pontos

(** não está competindo na Final Nacional)