O tricampeão mundial Adriano Moraes é o Embaixador do Rodeio de Barretos deste ano — A Professional Bull Riders

O tricampeão mundial Adriano Moraes é o Embaixador do Rodeio de Barretos deste ano

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 18 de agosto de 2022 @ 12:00

Alberto Gonzaga

Considerado como uma das figuras mais importantes da história do Rodeio brasileiro, o tricampeão mundial Adriano Moraes é o Embaixador da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2022. Em sua 65ª edição, o evento que acontece de 18 a 28 de agosto volta a receber público após dois anos de restrições devido a pandemia. Entre as atrações deste ano está a Final Nacional da PBR Brazil que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, e reúne os 30 melhores competidores da temporada em busca do título de campeão da edição brasileira do maior campeonato de Montaria em Touros do mundo e o bônus de 100 mil reais.

O anúncio foi feito oficialmente pelo Clube Os Independentes nesta quinta-feira (18) e a posse aconteceu durante a cerimônia de boas vindas aos finalistas da PBR Brazil, no Rancho Ponto de Pouso no Parque do Peão. Durante um ano, o tricampeão mundial será o representante da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos no Brasil e no exterior, marcando a primeira vez que uma figura de dentro das arenas recebe este título desde que ele foi criado em 2010. “Ser o Embaixador da Festa do Peão de Barretos, é como ganhar mais um título mundial, só que dessa vez com a responsabilidade e a honra de representar todo o Rodeio brasileiro. Agradeço a Os Independentes pelo convite e espero poder contribuir ainda mais pelo crescimento e a valorização do esporte através deste título,” declarou o ex-atleta de Montaria em Touros e atual diretor da Professional Bull Riders no Brasil.

Em seus 20 anos montando em touros, Adriano Moraes construiu uma carreira sem precedentes na história do Rodeio nacional, ganhando fama no Brasil e principalmente reconhecimento internacional sendo uma das figuras mais conhecidas das arenas ao redor do mundo. Entre suas inúmeras conquistas, ele foi o primeiro campeão mundial pela PBR, maior organização de Montaria em Touros do mundo e posteriormente também se tornou o primeiro a vencer o campeonato duas e também três vezes. Ainda na América do Norte ele se tornou o terceiro homem da história a suportar os oito segundos sobre 10 touros seguidos na National Finals Rodeo em Las Vegas, entrando para o famoso livro dos recordes, Guiness Book e venceu o Calgary Stampede, maior Rodeio do Canadá, entre outros tantos títulos.

Porém, antes de embarcar para os Estados Unidos pela primeira vez ainda no início dos anos 90, ele ganhou fama e experiência no Brasil, e a arena da Festa do Peão de Barretos tem grande parte nisso. “Comecei a montar profissionalmente em 1988 e o Rodeio de Barretos já era a nossa grande referência, o Rodeio onde todos queriam estar. Já no ano seguinte tive a oportunidade de montar na arena de Barretos pela primeira vez e desde então construí uma relação de muito amor e carinho com o evento e o Clube Os Independentes, pois nesta arena vivi fortes emoções, bons e maus momentos, por isso Barretos faz parte da minha carreira, da minha história de vida,” relatou ele.

Em 1993, Adriano e a esposa Flávia Moraes idealizaram e viabilizaram a vinda de cinco atletas estrangeiros para competir no evento, nascendo assim o 1° Barretos International Rodeo, que nos anos seguintes passaria a ter a participação da elite do esporte. Na época os quatro norte-americanos e o canadense que vieram competir no Brasil haviam acabado de fundar a PBR, que também por intermédio de Moraes viria a realizar algumas de suas primeiras etapas internacionais na arena de Barretos nos anos de 1997 e 1998. Posteriormente o evento recebeu também uma edição da Copa do Mundo de Seleções da PBR, diversas etapas do campeonato nacional e quatro vezes a grande Final da Temporada brasileira.

Este perfil de buscar melhorias para o esporte e os profissionais que atuam nele, talvez seja o principal elo de ligação entre o tricampeão mundial e os membros do Clube Os Independentes. Ele revela que aprendeu muito com eles e que parte de sua vida e sua carreira foram construídas e lapidadas nesta arena, que foi de extrema importância no caminho para ir competir nos Estados Unidos e ganhar títulos por lá.

 

“Os Independentes sempre se preocuparam e buscaram a evolução do esporte, sem deixar de lado a tradição e isso é algo que certamente temos em comum. Fui para os Estados Unidos em 1992, quando voltei compartilhei os aprendizados com o Emílio Carlos e o Marcos Abud, que são dois grandes exemplos desse olhar visionário do Clube, e rapidamente eles ajudaram a estabelecer novas diretrizes para o Rodeio no Brasil,” ressaltou Moraes.

 

Uma das marcas do tricampeão mundial foi sempre buscar contribuir para a melhorias e a evolução do esporte, bem como de todos os profissionais que faziam parte dele. Em 1997, quando liderava o ranking do campeonato da PBR, Adriano Moraes fez questão de marcar presença em Barretos. Solidário e prestativo, durante as classificatórias da semana, antes de começar a competição internacional ele estava nos bretes auxiliando e apoiando os jovens competidores brasileiros que buscavam brilhar no evento quando foi atingido por um touro e fraturou a perna.

Aquela fratura lhe rendeu alguns meses sem poder competir e lhe custou aquele que seria seu segundo título mundial, mas o espírito solidário de alguém que mesmo no topo do mundo colocou sua integridade física em risco para apoiar talentos desconhecidos, jamais foi esquecida na arena de Barretos. Outro fato marcante ocorreu em 2013, quando ele já estava “aposentado” das montarias, mas aceitou o convite para montar em um cavalo no Desafio do Bem em Prol ao Hospital de Amor, naquela que seria uma das montarias mais esperadas do ano. Infelizmente durante os treinos, às vésperas do evento ele sofreu outra fratura e não pode competir, mas deixou registrado na história mais uma vez que se doou em nome da solidariedade.

Por todo esse empenho e dedicação, Adriano Moraes é membro honorário do Clube Os Independentes, outra honra especial com a qual ele foi homenageado a alguns anos. “O Rodeio de Barretos e o Clube Os Independentes fazem parte de minha história, seja nos anos que estive competindo nesta arena, nos anos em que atuei de alguma forma nos bastidores, sempre fui muito bem recebido, muito bem acolhido por todos e é sempre uma emoção nova poder voltar ao Parque do Peão. É muito gratificante poder dizer que sou o Embaixador da Festa do Peão de Barretos, agradeço ao presidente Jerônimo Muzetti e demais membros de Os Independentes por esta oportunidade” finalizou.