Tradicional Facita de Taquarituba irá sediar sexta etapa da temporada da PBR Brazil — A Professional Bull Riders

Tradicional Facita de Taquarituba irá sediar sexta etapa da temporada da PBR Brazil

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 10 de novembro de 2022 @ 14:02

Alberto Gonzaga

De 11 a 14 de novembro a PBR Brazil estará presente pela primeira vez na FACITA, uma das principais feiras agropecuárias e comerciais do sudoeste paulista, que acontece em Taquarituba-SP. O evento que comemora 27 anos de história irá receber a sexta etapa da temporada da PBR Brazil, edição nacional da Professional Bull Riders, o maior campeonato de Montaria em Touros do mundo.

Realizado pela Funville e Reke em parceria com a Comissão Os Caipiras o evento vem repleto de atrações que devem consagrar a edição 2022 como a maior de todos os tempos e confirmar a importância da FACITA para a região. “Estamos extremamente felizes por realizar uma etapa do nosso campeonato na região, em especial por ser na FACITA, um evento de tanta importância e com tanta tradição. Não há dúvidas que será um grande espetáculo para o público que curte Montaria em Touros,” disse o tricampeão mundial e diretor da PBR Brazil, Adriano Moraes.

A etapa já é válida para o ranking 2023 da PBR Brazil, que teve início em setembro e deve se encerrar em agosto do próximo ano. O campeonato nacional dá a oportunidade dos atletas brasileiros conquistarem pontos durante o ano em busca de vagas na elite da Montaria em Touros nos Estados Unidos, onde o campeão mundial de cada temporada é premiado com o bônus de 1 milhão de dólares.

Em Taquarituba serão 25 competidores selecionados através do ranking nacional na disputa de R$ 30 mil em prêmios. Todos os competidores participam das primeiras três noites de competições, que acontecem na sexta-feira, sábado e domingo, onde montam em um touro por noite. Depois das três rodadas os 20 melhores na somatória de notas retornam para a semifinal na noite de segunda-feira e em seguida os oito melhores disputam o título na Final.

O principal destaque entre os competidores é o atual líder do ranking nacional, João Lucas Campos (Porto Feliz-SP), que venceu três das cinco etapas realizadas até agora. O competidor de 24 anos foi campeão nas etapas de Itu-SP, Brasília-DF e Brotas-SP, além de vice-campeão em Extrema-MG, o que lhe deu uma boa vantagem sobre os demais concorrentes no ranking. Dos 18 touros que desafiou nesta temporada, João Lucas obteve uma montaria qualificada (nota) em 15 deles, chegando a etapa de Taquarituba com o excelente aproveitamento de 83%.

Seu concorrente mais próximo é Arthur Antonialle (São José do Rio Pardo-SP), atleta de 19 anos que é um dos favoritos dos fãs e nesta temporada foi campeão de uma etapa e vice-campeão em outra. Do Top 5 do ranking estão confirmados também o estreante Romário Faustino (Limeira do Oeste-MG), que em sua primeira temporada já está em terceiro lugar na classificação e Bruno Carvalho (Álvares Florence-SP), atual quinto colocado e que foi o melhor competidor individual da competição por equipes realizada em Jaguariúna no mês de setembro.

Outra presença confirmada na etapa da FACITA é Cladson Rodolfo Vieira, um dos representantes da região nas competições dos Estados Unidos. O jovem talento de Pilar do Sul foi titular do time Nashville Stampede que conquistou o título mundial da PBR Team Series, a nova liga de competição por equipes da PBR no último domingo. Em uma temporada de superação, Cladson Rodolfo é agora um dos principais nomes do Brasil na elite da PBR depois de ficar cerca de quatro meses afastado das competições se recuperando de uma fratura na perna sofrida em maio.

Com uma lista repleta de jovens talentos e estrelas internacionais, a comissão organizadora e a PBR Brazil irão reunir uma verdadeira seleção de touros para proporcionar uma competição de altíssima qualidade. Estão confirmados os principais animais dos plantéis de Tércio Miranda, Paulo Emílio, NA Bulls – Nestor Abreu e Red Bucking Bulls. Entre os atletas de pulo confirmados está Reza a Lenda (Red Bucking Bulls), que ganhou o título de Melhor Touro da PBR Brazil na temporada 2022 e permanece invicto sem que nenhum competidor permaneça oito segundos sobre seu lombo no campeonato.