A quarta etapa da principal divisão da PBR acontece este fim de semana em Manchester — A Professional Bull Riders

A quarta etapa da principal divisão da PBR acontece este fim de semana em Manchester

By: Abner Henrique Therézio  sexta-feira, 16 de dezembro de 2022 @ 12:42

Neste fim de semana será realizada a quarta etapa da nova temporada da Unleash The Beast, a principal divisão da Professional Bull Riders. O evento acontece em Manchester-New Hampshire nos Estados Unidos nos dias 17 e 18 de dezembro e já é válido pelo calendário 2023 do campeonato mundial da PBR, que comemora 30 anos de história.

Os fãs brasileiros poderão acompanhar toda a temporada com exclusividade através da plataforma BRTVMAX, que fará a transmissão de todas as etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

A plataforma BRTVMAX irá transmitir ao vivo a etapa de Manchester no sábado a noite à partir das 20h30 e no domingo a tarde à partir das 15h30, sempre no horário de Brasília e com exclusividade para os assinantes.

Para esta etapa estão confirmados 15 brasileiros, sendo que cinco deles estão no Top 10 do ranking mundial e brigam pela liderança neste fim de semana. O melhor posicionado entre os brasileiros que irão montar em Manchester é Thiago Salgado (Naviraí-MS) que mesmo não pontuando no último fim de semana segue na quinta colocação do campeonato.

Na sequência aparecem Luciano de Castro (Guzolândia-SP) em sétimo, Rafael de Brito (Potirendaba-SP) que foi vice-campeão na última etapa e ocupa a oitava colocação no ranking, além de Sandro Batista (Pedra Preta-MT) em nono e o tricampeão mundial Silvano Alves (Pilar do Sul-SP) em décimo lugar. Também estão confirmados para a etapa o campeão mundial Kaique Pacheco (Itatiba-SP), o experiente Eduardo Aparecido (Gouverlândia-GO), o sempre favorito dos fãs Dener Barbosa (Paulo de Faria-SP), que compete apenas em sua segunda etapa depois de um longo período de recuperação de uma grave lesão na vértebra.

Completam a lista, Junior Patrik (Sonora-MS), Manoelito Júnior (Itamira-ES), Rafael dos Santos (Sebastianópolis do Sul-SP), Marcelo Procópio (Rinópolis-SP), João Henrique Lucas (Bastos-SP), Adriano Salgado (Batatais-SP) e o estreante Wellington Ferreira (Ribeirão do Sul-SP). O brasileiro melhor posicionado no ranking neste início de temporada, Wingson Henrique (Naviraí-MS), que está em quarto lugar no ranking, não compete neste fim de semana.

A liderança do ranking trocou de mãos pela terceira vez em três semanas de campeonato e agora quem chega como número um do mundo é o novato Daniel Keeping que foi campeão na última etapa realizada em Minneapolis e finalista nas duas etapas anteriores. Ele é seguido de perto pelo campeão mundial Cooper Davis e por Brady Oleson, que venceram as duas primeiras etapas e estão em segundo e terceiro lugares no ranking, respectivamente.

Esta etapa é importante para os competidores que desejam permanecer na elite do campeonato, pois após ela será feito o primeiro “corte” da temporada e somente os 35 melhores do ranking tem vaga garantida nos próximos eventos. Os demais deverão competir nas etapas das divisões de acesso que se iniciam em janeiro em busca das vagas que estarão disponíveis nos próximos “cortes”.

Para a temporada 2023 a PBR alterou o sistema de ranking do campeonato e o título mundial voltou a ser decidido exclusivamente pelos pontos conquistados nas etapas da Unleash The Beast e não mais considerados somados os pontos das divisões de acesso como era no “ranking unificado” que estava em vigor desde 2013 até a última temporada.

Assim, os competidores listados para iniciar a temporada 2023 ganharam quatro etapas de isenção para buscar se manter entre os 35 melhores do ranking e garantir vaga nos próximos eventos. Desta semana em diante o “corte” passará a ser realizado a cada dois eventos, onde os melhores do ranking garantem vaga para as próximas etapas e os competidores cortados dão lugar aos que tiverem as melhores pontuações acumuladas nas últimas quatro semanas na divisão de acesso.

O calendário da Unleash The Beast segue nas próximas semanas com etapa em Albany-NY (29 e 30/12), Nova York-NY (06 a 08/01), Chicago-IL (13 e 14/01), Duluth-GA (21 e 22/01) e Indianápolis-IN (28 e 29/01). Ao todo serão 23 etapas e a Final Mundial acontece entre os dias 12 e 21 de maio em Fort Worth no Texas, onde o campeão da temporada será coroado com o bônus de 1 milhão de dólares.

 

Ranking Mundial – Após 3 etapas

1 – Daniel Keeping, EUA – 235,00 pontos

2 – Cooper Davis, EUA – 207,00 pontos

3 – Brady Oleson, EUA – 143,00 pontos

4 – Wingson Henrique, BRA – 116,00 pontos

5 – Thiago Salgado, BRA – 115,50 pontos