Bobby DelVecchio e Daylon Swearingen representam as duas gerações de cowboys de New York — A Professional Bull Riders

Bobby DelVecchio e Daylon Swearingen representam as duas gerações de cowboys de New York

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 5 de janeiro de 2023 @ 11:40

Neste fim de semana a Professional Bull Riders estará presente em New York City, a maior cidade dos Estados Unidos e que sediará a sexta etapa da nova temporada da Unleash The Beast. Esta será a 16ª vez que a cidade de quase nove milhões de habitantes fará parte do calendário da principal divisão do campeonato e por mais que parece improvável New York tem dois grandes nomes vitoriosos nas arenas e que fazem parte de gerações diferentes de campeões.

Daylon Swearingen, atual campeão mundial da PBR e um dos melhores norte-americanos de sua geração é natural do interior do estado de New York, tendo sido criado a algumas horas da principal cidade do país. Já Bobby DelVecchio, um dos fundadores da PBR, nasceu e foi criado no Bronx, um dos bairros mais famosos de New York City e foi um dos nomes mais conhecidos das arenas nos anos 80.

A etapa de New York City acontece no Madison Square Garden, a arena mais famosa do mundo, e será transmitida ao vivo e na íntegra com comentários em português pela plataforma BRTVMAX com exclusividade para os assinantes. As transmissões vão ao ar na noite de sexta-feira as 21h30, no sábado as 20h30 e no domingo a tarde, a partir das 15h30. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

Swearingen nasceu e foi criado em Piffard, um pequeno povoado no estado de New York, que fica a apenas algumas horas da cidade mais populosa e importante do país. Apesar de ser de uma região totalmente atípica, desde criança ele esteve envolvido com o esporte através de seu pai, que cria touros de pulo e organiza eventos na região norte dos Estados Unidos a cerca de 30 anos, além de sua mãe que foi competidora da modalidade Três Tambores, o que facilitou que ele iniciasse ainda cedo suas aventuras no lombo de carneiros e bezerros.

Desfrutando de grande sucesso nas categorias de base, incluindo as competições universitárias, o jovem talento estreou na PBR em 2018 e mesmo lutando contra lesões frequentes subiu degrau por degrau até o ponto mais alto do esporte. Depois de uma temporada incontestável no início do ano passado o atleta de 23 anos conquistou o título mundial em Fort Worth, durante a final do campeonato, tornando-se o primeiro competidor do norte dos Estados Unidos a ganhar a fivela de ouro da PBR.

Muito antes do jovem talento nascer, Bobby DelVecchio já chamava a atenção da mídia da grande metrópole ao ser o primeiro cowboy de New York City e ter sucesso nas arenas. No início da década de 80 ele se classificou seis vezes consecutivas para a National Finals Rodeo, a final da PRCA, a maior e mais antiga entidade do Rodeio no mundo e foi duas vezes vice-campeão mundial de Montaria em Touros.

DelVecchio não chegou a conquistar a principal fivela do campeonato, mas teve a honra de ser um dos nomes mais conhecidos de sua geração devido ao seu carisma e talento, conquistando diversas vitórias importantes. No início dos anos 90 ele também fez parte do grupo de 20 competidores que fundaram a PBR e chegou a competir no Brasil, onde foi um dos cinco estrangeiros a competir na 1ª edição do Barretos International Rodeo. Ele também é lembrado por ser o pioneiro na inseminação artificial com genética de animais de pulo.

Os dois “nova-iorquinos” estarão presentes este fim de semana no Madison Square Garden, mas com missões totalmente diferentes. Bobby DelVecchio, aposentado das montarias a quase três décadas fará parte de uma cerimônia em comemoração a 30ª edição do campeonato mundial da PBR, que acontece na sexta-feira, enquanto Daylon Swearingen busca sua recuperação dentro da arena, depois de um início de temporada não muito bom.

Favorito ao título de 2023 onde pode se tornar o terceiro competidor da história a vencer dois campeonatos consecutivos, ele ainda não “convenceu” na atual temporada, que teve início no mês de novembro. O atual campeão mundial caiu antes dos oito segundos dos últimos sete touros que montou e ficou sem pontuar nas últimas três etapas que competiu.

Com estes resultados ele ocupa a 40ª posição no ranking mundial e espera um bom desempenho perto de casa e diante de sua torcida para ganhar posições importantes e entrar na briga pelo título. Esta será apenas a terceira vez que ele irá competir na cidade, tendo como melhor resultado o 14° lugar em 2020. Na semana passada ele também competiu pela primeira vez na etapa da Unleash The Beast em Albany, a capital do seu estado natal, mas não conseguiu nenhuma montaria qualificada.