Etapa de New York começa nesta sexta-feira com 20 brasileiros na disputa — A Professional Bull Riders

Etapa de New York começa nesta sexta-feira com 20 brasileiros na disputa

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 4 de janeiro de 2023 @ 17:29

Abrindo a programação de eventos de 2023 a Professional Bull Riders realiza neste fim de semana mais uma etapa da Unleash The Beast em New York City, a maior cidade dos Estados Unidos. O evento acontece no Madison Square Garden, a arena de entretenimento mais famosa do mundo nos dias 06, 07 e 08 de janeiro valendo como a sexta etapa da nova temporada do campeonato mundial, que teve início em novembro.

Os fãs brasileiros poderão acompanhar toda a temporada com exclusividade através da plataforma BRTVMAX, que fará a transmissão de todas as etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

A etapa de New York City será transmitida ao vivo e na íntegra pela plataforma BRTVMAX na noite de sexta-feira as 21h30, no sábado as 20h30 e no domingo a tarde, a partir das 15h30. As competições serão transmitidas com exclusividade para assinantes através da plataforma, mas todos os dias haverá um pré-show com informações sobre o evento no Facebook oficial da PBR Brazil.

Esta será a 16ª vez que a cidade sediará uma etapa do campeonato mundial da PBR e o evento é considerado um dos “Majors” da temporada, onde a premiação e a quantidade de pontos são maiores em relação as demais etapas. A competição contará com três rounds classificatórios onde cada competidor monta um touro por noite e mais o round final, totalizando quase US$ 200 mil em prêmios.

Estão confirmados na disputa do título 20 brasileiros, o maior número de representantes do nosso país desde que a nova temporada da Unleash The Beast teve início no final do mês de novembro. Até agora o domínio foi todo norte-americano e os brasileiros não conseguiram nenhuma vitória nas cinco primeiras etapas da temporada, algo que não acontecia desde 2009.

O principal destaque entre os brasileiros é a volta do bicampeão mundial José Vitor Leme (Ribas do Rio Pardo-MS), que passou mais de 50 dias afastado das arenas devido ao agravamento de uma lesão nas costelas durante a Final da PBR Team Series em Las Vegas. Leme retornou aos Estados Unidos nesta semana depois de ter passado um período no Brasil e demonstrando estar recuperado da lesão é o favorito dos fãs para a primeira vitória brasileira.

Outra grande aposta da torcida é o experiente Rafael de Brito (Potirendaba-SP), o melhor brasileiro no ranking mundial até agora e que ocupa a quarta colocação. O competidor de 30 anos que concorre ao título de “Estreante do Ano” ficou entre os cinco melhores nas três etapas que competiu na temporada e mantém um retrospecto de mais de 77% de aproveitamento, tendo sido derrotado por apenas dois dos nove touros que desafiou.

A lista de brasileiros confirmados para a etapa de New York City conta ainda com Thiago Salgado (Naviraí-MS), que ocupa a sexta colocação no ranking, o tricampeão mundial Silvano Alves (Pilar do Sul-SP), atual oitavo colocado, além de Luciano de Castro (Guzolândia-SP), Wingson Henrique (Naviraí-MS), Marcelo Procópio (Rinópolis-SP), Kaique Pacheco (Itatiba-SP), Eduardo Aparecido (Gouverlândia-GO), que estão entre os 20 primeiros do ranking.

Competem ainda os veteranos João Ricardo Vieira (Itatinga-SP) e Ednei Caminhas (Indaiatuba-SP), além de Manoelito Júnior (Itamira-ES), Junior Patrik (Sonora-MS) e Rafael dos Santos (Sebastianópolis do Sul-SP), que estão no Top 30 do ranking, João Henrique Lucas (Bastos-SP), Dener Barbosa (Paulo de Faria-SP) e Adriano Salgado (Batatais-SP). A etapa conta ainda com a volta de Maurício Moreira (Gavião Peixoto-SP), que perdeu as duas últimas etapas por conta de lesão, além da reestreia de Alisson de Souza (Taubaté-SP) e Alex Cerqueira (Iguatemi-MS) que retornaram aos Estados Unidos após um período no Brasil.

Após as cinco primeiras etapas da temporada o ranking é liderado pelo norte-americano Andrew Alvidrez, que chegou ao posto de número um do mundo pela primeira vez após duas vitórias consecutivas. Ele é seguido pelo campeão mundial Cooper Davis que está em segundo lugar e Daniel Keeping que segue em terceiro, a frente de Rafael de Brito e Mason Taylor que completam o Top 5.

Por ser um evento especial, a etapa de New York City tem uma pontuação maior a cada round e na classificação final, sendo possível que um competidor ganhe até 270 pontos no fim de semana. Devido a isso, devem ocorrer muitas mudanças nas posições do ranking mundial e matematicamente até o 20° colocado do ranking tem chances de chegar a liderança dependendo dos resultados da etapa.

Entre os 44 competidores confirmados para a etapa de New York City, apenas João Ricardo Vieira venceu o evento anteriormente, ficando com o título em 2020. O recordista de títulos da etapa é o bicampeão mundial J.B. Mauney, que venceu em 2007, 2009 e 2014. Além dele, os outros únicos a vencerem mais de uma vez foram Valdiron de Olivera (2008 e 2011), Fabiano Vieira (2014 e 2016) e Jess Lockwood (2017 e 2019).

Já na próxima semana a Unleash The Beast realiza a etapa de Chicago-IL (13 e 14/01), uma das três maiores cidades dos Estados Unidos e depois segue ainda para Duluth-GA (21 e 22/01), Indianápolis-IN (28 e 29/01) e Sacramento-CA (03, 04 e 05/02). Ao todo serão 23 etapas e a Final Mundial acontece entre os dias 12 e 21 de maio em Fort Worth no Texas, onde o campeão da temporada será coroado com o bônus de 1 milhão de dólares.

 

Ranking Mundial – Após 5 etapas

1 – Andrew Alvidrez, EUA – 334,00 pontos

2 – Cooper Davis, EUA – 265,50 pontos

3 – Daniel Keeping, EUA – 235,00 pontos

4 – Rafael de Brito, BRA – 218,00 pontos

5 – Mason Taylor, EUA – 170,00 pontos