Etapa da PBR em Sacramento na Califórnia terá a participação de 25 brasileiros — A Professional Bull Riders

Etapa da PBR em Sacramento na Califórnia terá a participação de 25 brasileiros

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023 @ 16:59

Neste fim de semana acontece em Sacramento, capital do estado da Califórnia (EUA) a 10ª etapa da temporada da Unleash The Beast, a principal divisão do campeonato da Professional Bull Riders. A competição acontece nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro no Golden 1 Center e reunirá os principais nomes da Montaria em Touros do mundo em busca do título.

Os fãs brasileiros podem acompanhar toda a temporada com exclusividade através da assinatura da plataforma BRTVMAX, que faz a transmissão de todas as etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

A etapa deste fim de semana será transmitida ao vivo e com exclusividade para os assinantes da plataforma a 0h30 da madrugada de sexta-feira para sábado, as 23h30 na noite de sábado e as 18h30 no início da noite de domingo, pelo horário de Brasília. Antes da transmissão da competição os fãs poderão acompanhar gratuitamente um pré-show através do Facebook oficial da PBR Brazil, com informações e curiosidades da etapa.

Este evento terá um formato de competição diferente do habitual e contará com 59 competidores, sendo que 25 deles são brasileiros. Os competidores serão divididos em dois grupos, sendo que o primeiro grupo se apresenta na noite de sexta-feira e o segundo grupo na noite de sábado, completando o Round 1. No domingo os competidores mais bem pontuados das duas noites anteriores se apresentam mais uma vez no Round 2 e os 12 melhores na somatória retornam a arena para o Round Final.

Da lista de brasileiros, cinco atletas estão entre os dez melhores do mundo, enquanto outros tentam pontos para se manter na Unleash The Beast e sete deles terão a primeira oportunidade na elite do campeonato nesta temporada, chegando a Sacramento classificados pelos resultados nas etapas das divisões de acesso. Os dois principais destaques são José Vitor Leme (Ribas do Rio Pardo-MS) e Kaique Pacheco (Itatiba-SP), que permanecem na segunda e terceira colocação do ranking mundial e novamente tem a chance de assumirem o posto de número 1 do mundo.

O bicampeão mundial José Vitor Leme venceu as duas primeiras etapas que disputou este ano, após mais de 50 dias em recuperação de uma lesão nas costelas. Ele também foi finalista nas duas últimas semanas e inicia a etapa com apenas 53,50 pontos de diferença para o líder do ranking. Já Pacheco, que no último fim de semana quebrou a invencibilidade do touro Ricky Vaughn, obteve pontuação em oito dos últimos nove touros que montou e tem o campeão mundial tem o melhor aproveitamento das últimas três semanas.

 

Brasileiros confirmados em Sacramento:

José Vitor Leme (Ribas do Rio Pardo-MS)

Kaique Pacheco (Itatiba-SP)

Thiago Salgado (Naviraí-MS)

Rafael de Brito (Potirendaba-SP)

Luciano de Castro (Guzolândia-SP)

Silvano Alves (Pilar do Sul-SP)

Eduardo Aparecido (Gouvelândia-GO)

Marcelo Procópio (Rinópolis-SP)

João Ricardo Vieira (Itatinga-SP)

Wingson da Silva (Naviraí-MS)

Manoelito de Souza Jr. (Itamira-ES)

Sandro Batista (Pedra Preta-MT)

Rafael dos Santos (Sebastianópolis do Sul-SP)

Dener Barbosa (Paulo de Faria-SP)

Alex Cerqueira (Iguatemi-MS)

Vitor Losnake (Bauru-SP)

Maurício Moreira (Gavião Peixoto-SP)

João Henrique Lucas (Bastos-SP)

Adriano Salgado (Batatais-SP)

Alex Marcílio (Macaubal-SP)

Flávio Zivieri (Bálsamo-SP)

Junio Quaresima (Meridiano-SP)

Ramon de Lima (Rio Branco-AC)

Cláudio Montanha Jr. (Pacaembu-SP)

Leonardo Lima (Vale do Paraíso-RO)

 

O evento de Sacramento é um dos mais tradicionais do calendário da PBR e esta será a 20ª vez que a cidade sediará uma etapa da elite do campeonato. Das 19 etapas realizadas na cidade os brasileiros saíram vitoriosos em nove, incluindo quatro das últimas cinco edições. Desde 1996 apenas um competidor conseguiu vencer o evento duas vezes, o brasileiro Fabiano Vieira, campeão em 2014 e 2016. Dos nomes confirmados para este fim de semana, apenas Jess Lockwood (2017), José Vitor Leme (2020), Dalton Kasel (2021) e Maurício Moreira (2022) já conquistaram o título do evento anteriormente.

A etapa também contará com mais uma edição do PBR 15/15 Bucking Battle, um Round Especial que coloca frente a frente os 15 melhores competidores do ranking desafiando os 15 touros mais “difíceis” que estão presentes na etapa. Neste fim de semana o 15/15 acontece na noite de sábado. A competição não conta pontos para a somatória da etapa, mas distribui bônus para o ranking mundial.

Depois de nove etapas o ranking mundial é liderado pelo norte-americano Andrew Alvidrez, que na última etapa ficou fora da final depois de uma boa sequência de resultados nas seis semanas anteriores. Com a possibilidade de um competidor marcar até 246 pontos neste fim de semana caso tenha 100% de aproveitamento vencendo todos os rounds, a situação do líder não é nada confortável já que matematicamente até o 12° colocado do ranking pode ultrapassá-lo.

Na sequência a Unleash The Beast terá etapas em Tulsa-OK (10 e 11/02), Eugene-OR (17 e 18/02) e Los Angeles-CA (25 e 26/02). Ao todo serão 23 etapas antes da Final Mundial que acontece entre os dias 12 e 21 de maio em Fort Worth no Texas, onde o campeão da temporada será coroado com o bônus de 1 milhão de dólares.

 

Ranking Mundial – Após 9 etapas

1 – Andrew Alvidrez, EUA – 460,50 pontos

2 – José Vitor Leme, BRA – 407,00 pontos

3 – Kaique Pacheco, BRA – 368,50 pontos

4 – Daniel Keeping, EUA – 361,50 pontos

5 – Cooper Davis, EUA – 280,50 pontos

6 – Thiago Salgado, BRA – 265,50 pontos

7 – Dalton Kasel, EUA – 259,50 pontos

8 – Rafael de Brito, BRA – 236,00 pontos

9 – Luciano de Castro, BRA – 227,00 pontos

10 – Jessi Petri, EUA – 225,50 pontos