O goiano Jean Fernandes foi o grande campeão da etapa da PBR Brazil na ExpoTelêmaco — A Professional Bull Riders

O goiano Jean Fernandes foi o grande campeão da etapa da PBR Brazil na ExpoTelêmaco

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 20 de março de 2023 @ 11:09

Alberto Gonzaga

O campeonato da PBR Brazil teve sequência neste fim de semana com a realização da oitava etapa da temporada durante a ExpoTelêmaco, evento que faz parte das comemorações dos 59 anos do município de Telêmaco Borba-PR. Esta foi a primeira vez que o evento sediou uma etapa da edição nacional da Professional Bull Riders, o maior campeonato de Montaria em Touros do mundo.

A ExpoTelêmaco que está em sua quarta edição já é um dos eventos que mais se destacam no estado do Paraná nos últimos anos e em 2023 passou a integrar o calendário da PBR Brazil contando pontos para o ranking internacional. Para confirmar as mudanças e melhorias no evento a premiação total chegou a R$ 60 mil, registrando o recorde em prêmios na Montaria em Touros no Paraná para este ano.

 

“Só temos a agradecer ao prefeito municipal Dr. Márcio Matos e toda a sua administração, ao presidente da comissão organizadora Dr. Rubens Benck e demais membros da organização, a Câmara de Vereadores e a Drial Eventos pela parceria de sempre. Esta foi a primeira vez que a região recebeu uma etapa da PBR Brazil, fomos muito bem acolhidos pelos fãs do nosso esporte e entregamos a eles este espetáculo que certamente entrou para a história,” disse Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR Brazil.

 

Na arena a competição reuniu os principais atletas do ranking nacional além de três novos nomes selecionados através de um qualify realizado pela Prefeitura Municipal na noite de quinta-feira. Os competidores tiveram muito trabalho e formaram belíssimos conjuntos com os melhores animais dos plantéis da Cia. Big Boi, Cia. Lucas Valério, Cia. J.I. – João Inácio e Cia. LR Bulls – Tatinho.

Mantendo a regularidade nas três noites, Jean Fernandes (Crixás-GO) chegou a final na liderança da competição e fez uma excelente montaria a bordo de Xonadão (Big Boi – Rodrigo Maia), que lhe rendeu 89,00 pontos e garantiu sua segunda fivela na PBR Brazil além do cheque de R$ 21 mil pela vitória. Com os resultados do fim de semana o goiano subiu para a quarta colocação do ranking nacional e entra na briga direta pela liderança do campeonato.

O segundo colocado da etapa foi o jovem talento Gabriel Morais (São Francisco de Sales-MG), que foi o outro único atleta invicto além do campeão e também subiu para a sexta posição no ranking com os pontos conquistados. Ele foi seguido por Paulo Eduardo Rosseto (Colorado-PR) que garantiu a terceira colocação e também entra na “briga” pelo título de Estreante do Ano, enquanto Felipe Furlan (Sales Oliveira-SP) garantiu a quarta colocação ao obter a maior nota do evento na final montando Tornado (Big Boi – Rodrigo Maia) com 89,50 pontos.

Completando o Top 5 da etapa, João Lucas Campos (Porto Feliz-SP) terminou em quinto lugar e ampliou um pouco mais sua vantagem na liderança do ranking nacional. Esta foi a sétima final do paulista em oito etapas disputadas nesta temporada, mas ele ainda é seguido de perto por Bruno Carvalho (Álvares Florence-SP) que foi o sexto colocado em Telêmaco Borba. Também foi premiado o Melhor Touro da Etapa, título que ficou com Xonadão (Big Boi – Rodrigo Maia) com média de 43,75 pontos.

A atual temporada da PBR Brazil teve início em setembro de 2022 durante a etapa de Itu, SP e deve contar com etapas em diversos estados até a Final Nacional que irá definir o grande campeão de 2023. Os pontos conquistados nas etapas brasileiras, além da disputa do título nacional contam também para o ranking internacional da PBR, que classifica os atletas para as etapas da elite que acontecem nos Estados Unidos e onde o campeão mundial de cada temporada ganha o bônus de 1 milhão de dólares.

O calendário da PBR Brazil segue já nesta próxima semana com uma etapa da Divisão de Acesso na Abril Fest de Araçoiaba da Serra-SP, que acontece nos dias 30 e 31 de março, e 1° de abril. Na sequência será realizada mais uma etapa da Divisão de Acesso no Óleo Rodeio Fest em Óleo-SP, entre os dias 13 e 15 de abril.

 

Classificação Final – Telêmaco Borba

1 – Jean Fernandes, Crixás-GO – 332,00 pontos

2 – Gabriel Morais, S. F. Sales-MG – 324,50 pontos

3 – Paulo Eduardo Rosseto, Colorado-PR – 260,00 pontos

4 – Felipe Furlan, Sales Oliveira-SP – 255,50 pontos

5 – João Lucas Campos, Porto Feliz-SP – 234,50 pontos