A Final Mundial da PBR acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth no Texas e contará com 15 brasileiros — A Professional Bull Riders

A Final Mundial da PBR acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth no Texas e contará com 15 brasileiros

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 11 de maio de 2023 @ 12:43

A Professional Bull Riders realiza entre os dias 12 e 21 de maio a tão aguardada Final Mundial que acontece em Fort Worth no Texas (EUA), evento decisivo que encerra a histórica temporada da Unleash The Beast. O evento que será realizado na Dickies Arena definirá o Campeão Mundial da temporada 2023 da PBR, que além de escrever seu nome na história do campeonato também recebe o bônus de 1 milhão de dólares.

Os fãs brasileiros poderão acompanhar ao vivo todos os rounds da Final Mundial com comentários em português exclusivamente através da assinatura da plataforma BRTVMAX. Quem ainda não é assinante do “Plano Temporada”, que incluía as etapas realizadas durante o ano, pode adquirir um pacote exclusivo da Final Mundial por R$ 69,90. Para saber mais detalhes sobre como assinar a plataforma Clique Aqui.

Serão 40 competidores, sendo 35 classificados pelo ranking da Unleash The Beast e outros cinco que garantiram vagas extras no último fim de semana através do ranking das divisões de acesso. A Final Mundial é dividida em oito rounds de competições que serão realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio (sexta a domingo) e depois retornam novamente no segundo fim de semana, nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio (quinta a domingo). Os horários de início da transmissão estão disponíveis abaixo.

Todos os competidores classificados tem direito de participarem dos sete primeiros rounds classificatórios e no domingo, os 15 melhores na somatória das notas dos rounds anteriores retornam a arena para o Round Final. O campeão do evento será o competidor que somar mais notas durante as sete noites e ganhará um bônus de 300 mil dólares, além da premiação ganha proporcionalmente por sua posição a cada noite.

Em cada round os competidores recebem bônus extras de acordo com a sua nota naquela noite, além de bônus extras pela classificação geral no evento de Fort Worth, e estes bônus são somados aos pontos acumulados durante toda a temporada. Ao final dos sete dias de competição será declarado campeão mundial da temporada o atleta que tiver a maior pontuação acumulada no ranking, incluindo todas as etapas do campeonato e a Final Mundial.

Devido a sua importância a Final Mundial tem uma pontuação maior em relação as outras 23 etapas realizadas durante a temporada, o que torna a competição ainda mais difícil e imprevisível. Em resumo, um competidor pode somar até 1272 pontos de bônus nesta final, o que deixa todos os participantes com chances reais de chegarem ao título mundial, algo inédito na história da PBR.

O líder do ranking Kaique Pacheco confirmou na tarde desta terça-feira que não irá competir na Final Mundial deste ano, devido a fratura na tíbia e na fíbula direita que sofreu durante a etapa de Tacoma no final de abril e não teve tempo hábil de recuperação para conseguir participar do evento decisivo. O campeão mundial de 2018 chegou a ser confirmado na lista oficial divulgada na segunda-feira, mas em conversa com os médicos após a realização de exames optou por não competir.

Apesar de ainda ter seu nome no topo da lista o título se tornou praticamente improvável para Pacheco já que ele não tem uma grande vantagem em relação aos demais competidores e o bicampeão mundial José Vitor Leme, atual vice-líder do ranking chega a decisão com uma diferença de apenas 74,00 pontos para ele, pontuação menor que o total que pode se ganhar ao vencer um round da competição. Além disso, todos os competidores do Top 15 do ranking estão a no máximo 640,00 pontos da liderança, o que na teoria seria a pontuação mínima que um competidor pode obter ao vencer a etapa final.

Assim, Leme chega a Fort Worth como principal favorito ao título mundial, dependendo apenas de seu próprio desempenho para conquistar sua terceira fivela de ouro e igualar a marca inédita do tricampeonato, obtida até agora apenas por Adriano Moraes e Silvano Alves. Vale lembrar que o sul-mato-grossense participou de apenas 12 das 23 etapas desta temporada, perdendo as cinco primeiras etapas por conta de uma lesão na virilha, e depois de se recuperar e chegar a liderança do ranking ficou mais 40 dias afastado devido a uma nova lesão.

Os concorrentes mais próximos do brasileiro são os norte-americanos Dalton Kasel, Cooper Davis, que apesar de bons desempenhos durante a temporada também enfrentaram lesões recentes e o paulista Dener Barbosa, que venceu a última etapa da temporada regular e ocupa a quinta colocação do ranking. Outro importante destaque é o norte-americano Andrew Alvidrez, que chegou a liderar o ranking este ano, mas apesar de ter diminuído um pouco seu rendimento nas últimas semanas, pode voltar a ser um grande concorrente.

Ainda no Top 10 estão dois experientes brasileiros. O goiano Eduardo Aparecido que está em oitavo lugar no ranking fará sua 12ª Final Mundial e é o segundo competidor com mais participações entre os classificados deste ano. Logo na sequencia do ranking está Rafael de Brito, que faz sua primeira Final Mundial e além da nona colocação no ranking geral do campeonato, lidera o ranking de “Estreante do Ano”, que é a disputa entre os competidores que estrearam no campeonato nesta temporada.

Com o maior número de participação entre os classificados deste ano o tricampeão mundial Silvano Alves irá competir em sua 14ª Final Mundial da PBR, novamente chegando ao evento decisivo entre os 20 melhores do ranking. Completam a lista de brasileiros, Wingson Henrique, Guilherme Valleiras e Flávio Zivieri, que se classificaram pela primeira vez a Final Mundial, além de João Ricardo Vieira, Ramon de Lima¸ Rafael Henrique dos Santos, Manoelito de Souza Jr., Lucas Divino e Cláudio Montanha Jr.

Outro estreante será o atual líder do ranking brasileiro da PBR, João Lucas Campos, que no último sábado venceu a Final do Pendleton Whisky Velocity Tour em sua estreia nos Estados Unidos. Oficialmente a lista de brasileiros contaria com 18 nomes, mas assim como Kaique Pacheco, lesões afastaram Luciano de Castro e Marcelo Pereira das competições e mesmo estando entre os 35 melhores do ranking não participam da competição.

 

Programação

21h30 – sexta-feira – 12 de maio

21h30 – sábado – 13 de maio

15h30 – domingo – 14 de maio

21h30 – quinta-feira – 18 de maio

21h30 – sexta-feira – 19 de maio

21h30 – sábado – 20 de maio

15h30 – domingo – 21 de maio

*No horário de Brasília