O brasileiro Dener Barbosa venceu a etapa de Lousville e assumiu o quinto lugar do ranking mundial — A Professional Bull Riders

O brasileiro Dener Barbosa venceu a etapa de Lousville e assumiu o quinto lugar do ranking mundial

By: Abner Henrique Therézio  segunda-feira, 1 de maio de 2023 @ 12:00

Bull Stock Media

Nos dias 29 e 30 de abril a Professional Bull Riders realizou em Louisville, no estado do Kentucky (EUA) a 23ª etapa da temporada da Unleash The Beast, o campeonato mundial da liga. O evento que aconteceu na arena do KFC Yum! Center foi o último da chamada temporada regular, antes da Final Mundial da PBR que acontece de 12 a 21 de maio em Fort Worth.

Os fãs brasileiros podem acompanhar todos os detalhes da temporada da principal divisão da PBR com exclusividade através da plataforma BRTVMAX, que faz a transmissão das etapas do campeonato ao vivo e com comentários em português. Para saber mais detalhes sobre os planos de assinatura da plataforma Clique Aqui.

Depois de ter passado perto do título algumas vezes durante este ano, Dener Barbosa conquistou sua primeira vitória na temporada sendo o único competidor invicto na etapa com três montarias qualificadas. Com o domínio no Kentucky o paulista subiu para a quinta colocação no ranking mundial, indo para a decisão do campeonato como um dos principais favoritos a fivela de ouro e ao bônus de 1 milhão de dólares.

O triunfo do campeão brasileiro teve início no sábado quando ele marcou 89,50 pontos em um reencontro com I’m Legit Too e pela segunda semana consecutiva venceu o Round de abertura da etapa. No domingo, ao contrário do que havia acontecido em Tacoma, Barbosa conseguiu uma montaria qualificada no Round 2 e conseguiu chegar a final da etapa na liderança da competição, optando por montar em Blue Duck no round decisivo.

Encerrando a noite de domingo ele precisava apenas permanecer os oito segundos, já que os demais concorrentes que estavam invictos até então, não haviam pontuado. Demonstrando garra e atitude de campeão ele permaneceu os oito segundos e marcou 90,25 pontos, fechando o fim de semana com o prêmio de US$ 45,7 mil e 139,00 pontos de bônus para o ranking que o levaram da nona para a quinta colocação no campeonato.

A segunda colocação da etapa ficou com o bicampeão mundial José Vitor Leme, que foi destaque no fim de semana após ficar afastado das arenas por 40 dias devido a uma lesão na virilha. Apesar de não ter obtido nota na primeira noite ao tocar o touro durante os oito segundos, o sul-mato-grossense dominou no domingo e venceu os dois rounds, incluindo a maior nota da etapa, 91,00 pontos ao montar Ivy League na final.

Com os resultados do fim de semana Leme conquistou 108,00 pontos para o ranking mundial e diminuiu consideravelmente sua diferença para o líder do ranking Kaique Pacheco, que não competiu em Louisville. Pacheco que sofreu uma fratura na perna no fim de semana anterior e aguarda a evolução da recuperação para saber se poderá competir na Final Mundial, agora lidera o campeonato com apenas 74,00 pontos a frente do vice-líder.

Para completar o Top 5 da etapa de Louisville, o novato Brady Turgeon garantiu o terceiro lugar e foi seguido pelo experiente brasileiro Eduardo Aparecido que terminou em quarto lugar, ambos com duas montarias qualificadas. Também com duas notas em três apresentações, Lucas Divino novamente conquistou um lugar entre os cinco melhores terminando a etapa na quinta colocação.

Outros três brasileiros competiram na final da etapa do Kentucky, com Wingson Henrique terminando em oitavo lugar, Vitor Losnake em 11° e Ramon de Lima em 12° lugar. O melhor touro da etapa foi UTZ Bestex Legend, que marcou 45,00 pontos em sua apresentação final e conquistou a segunda fivela da temporada.

A etapa de Louisville definiu os classificados oficiais para Final Mundial, que acontece entre os dias 12 e 21 de maio em Fort Worth no Texas (EUA). Até o momento 15 brasileiros estão qualificados entre os 35 finalistas, mas devido a vários competidores lesionados e que aguardam confirmação se poderão ou não competir nas Finais, a lista deve sofrer alterações na próxima semana.

Pela disputa do título mundial segue tudo indefinido, já que matematicamente todos os finalistas terão chances de título pois os pontos na Final Mundial equivalem a oito etapas. Apesar disso, o favoritismo deve ficar sobre a lista dos cinco primeiros colocados, que tem Kaique Pacheco em primeiro lugar, José Vitor Leme em segundo, Dalton Kasel em terceiro, Cooper Davis em quarto e Dener Barbosa na quinta colocação.

 

Classificação Final – Louisville

1 – Dener Barbosa, BRA – 265,50 pontos

2 – José Vitor Leme, BRA – 181,00 pontos

3 – Brady Turgeon, EUA – 174,25 pontos

4 – Eduardo Aparecido, BRA – 174,00 pontos

5 – Lucas Divino, BRA – 172,75 pontos

 

Ranking Mundial – Após 23 etapas

1 – Kaique Pacheco, BRA – 980,00 pontos

2 – José Vitor Leme, BRA – 906,00 pontos

3 – Dalton Kasel, EUA – 748,66 pontos

4 – Cooper Davis, EUA – 645,50 pontos

5 – Dener Barbosa, BRA – 625,83 pontos