O time texano virá ao Brasil em junho onde participa do Iron Cowboy de Americana e terá um período de treinamento e desenvolvimento antes do início da nova temporada da PBR Team Series — A Professional Bull Riders

O time texano virá ao Brasil em junho onde participa do Iron Cowboy de Americana e terá um período de treinamento e desenvolvimento antes do início da nova temporada da PBR Team Series

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 3 de maio de 2023 @ 12:00

O Austin Gamblers, uma das oito equipes fundadoras da PBR Team Series, a liga de Montaria por Equipes da Professional Bull Riders, fez um importante anúncio nesta quarta-feira (03). A equipe sediada em Austin, capital do Texas (EUA) confirmou oficialmente que iniciará uma operação no Brasil, que inclui a viagem dos competidores integrantes do time ao nosso país para um período de competições e treinamentos, enquanto aguardam a segunda temporada da liga que começa em julho.

A equipe confirmou que o brasileiro e lenda da Montaria em Touros, Adriano Moraes foi nomeado Diretor de Operações no Brasil, sendo o responsável pelo treinamento técnico e desenvolvimento dos atletas do time. Moraes foi o primeiro campeão mundial da PBR (1994), o primeiro a conquistar dois títulos e posteriormente também o primeiro tricampeão, respectivamente com as vitórias em 2001 e 2006.

Os Gamblers procuram continuar o sucesso da temporada inaugural da PBR Team Series que ocorreu no segundo semestre de 2022, onde teve um retrospecto de 16 vitórias para se tornar a melhor equipe da fase de classificação (temporada regular) do campeonato. Na esperança de continuar esse sucesso, Moraes unirá esforços com o Diretor Executivo do Austin Gamblers, J.J. Gottsch e o treinador principal da equipe, Michael Gaffney.

Além de auxiliar no treinamento e instrução dos 12 atletas do time durante toda a temporada, o tricampeão mundial também será uma peça fundamental nos preparativos para o “Draft 2023”, evento de escolha dos novos atletas do time que está agendado para ocorrer no dia 17 de maio e nas contratações diretas que acontecem no decorrer do campeonato.

 

GAMBLERS IRÃO COMPETIR NA ARENA DA FESTA DO PEÃO DE AMERICANA

 

Entre as ações previstas para as operações da equipe no Brasil está a participação de seus atletas na edição brasileira do Iron Cowboy, competição especial da PBR que será realizada entre 16 e 18 de junho durante a Festa do Peão de Americana. O evento que é considerado um dos principais Rodeios do país, também é o parceiro mais tradicional da PBR no Brasil, sediando etapas do campeonato desde 2006.

Antes, eles farão um acampamento de treinamento de três dias no Moraes Ranch, propriedade de Adriano Moraes que fica localizado em Cachoeira Paulista-SP. “Estou muito animado por fazer parte de um time tão notável quanto o Austin Gamblers e acredito que esta parceria terá um sucesso incrível. Testemunhar desde o início os passos da PBR em direção ao formato de equipe, que sempre pareceu a progressão natural para a Montaria em Touros, foi uma jornada inspiradora. Hoje, poder participar ativamente dessa nova liga ao lado do meu grande amigo Michael (Gaffney), pessoa que sempre admirei, me traz uma felicidade indescritível.” disse Moraes.

O tricampeão mundial completou: “Meu objetivo final é contribuir não apenas com meu conhecimento sobre montaria em touro, mas também com todas as minhas experiências de vida que giram em torno deste esporte. Acredito que ter uma base local no Brasil elevará o profissionalismo dos atletas de montaria em touros em nosso país, ajudando a garantir que eles estejam prontos para competir da melhor forma possível nos Estados Unidos sem ter que se preocupar com barreiras linguísticas ou se adaptar a um novo ambiente. Estou ansioso e pronto para colaborar com a equipe, ajudar a elevar a montaria em touros e deixar um impacto duradouro em seus fãs.”

Para Michael Gaffney, treinador do Austin Gamblers, trabalhar ao lado do amigo de longa data também será uma experiência positiva. “Estou muito animado por ter Adriano se juntando à nossa organização. Nos conhecemos há 30 anos, tenho ótimas lembranças dos eventos da PBR e Rodeios abertos que tive a oportunidade de viajar e competir com esse incrível campeão. Sua riqueza de conhecimento será inestimável para nossos jovens do Austin Gamblers.”

“O Brasil está cheio de cowboys talentosos. Adriano será nossos olhos e ouvidos na América do Sul, em busca de quem aspira ser grande e se juntar ao nosso time,” disse o norte-americano que é um dos fundadores da PBR e venceu o Campeonato Mundial da liga na temporada de 1997 em uma disputa com o próprio brasileiro.

No elenco atual do Austin Gamblers estão quatro brasileiros, José Vitor Leme, Lucas Divino, Ramon de Lima e Adriano Salgado, enquanto outros representantes do nosso país podem se juntar a equipe em breve. Leme, que se tornou apenas o segundo homem na história da PBR a vencer dois campeonatos mundiais consecutivos (2020 e 2021), entre outros tantos recordes, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada de estreia da PBR Team Series no ano passado depois de ter sido a primeira escolha do “Draft” inaugural da nova liga.

Em 30 anos de história da PBR, a cobiçada fivela de ouro que vai para o campeão mundial de cada temporada foi conquistada 12 vezes por brasileiros. Atualmente na segunda colocação do ranking, José Vitor Leme estará competindo em busca de igualar a marca de três títulos mundiais durante a Final Mundial que acontece em Fort Worth no Texas (EUA), de 12 a 21 de maio. Ramon de Lima e Lucas Divino também já garantiram a classificação para o evento decisivo da temporada individual da PBR, que paga o bônus de 1 milhão de dólares ao campeão mundial.

“Estou muito animado por ter Adriano com os Gamblers e mal posso esperar para trabalhar com ele”, disse Leme. “Ele é meu mentor e tenho certeza de que ajudará todos na equipe. Ir para o Brasil será muito útil para todos os competidores da equipe terem uma experiência diferente. A oportunidade de conhecer  um país diferente e montar touros diferentes em um cenário diferente será incrível. Acho que todos aprenderão algo de bom com esta viagem,” completou o atleta sul-mato-grossense de 26 anos.

Além dos brasileiros a equipe texana tem em seu elenco atual nomes como Dalton Kasel, atual terceiro colocado do ranking e um dos principais favoritos ao título mundial que será disputado nas próximas semanas, além do jovem talento Austin Richardson e do favorito dos fãs Ezekiel Mitchel. Até a competição em Americana a equipe já deve estar com seu elenco totalmente definido para a temporada 2023 da PBR Team Series, acrescentado outros nomes conhecidos dos fãs brasileiros.

A temporada 2023 da PBR Team Series terá início nos dias 24 e 25 de julho no Cheyenne Frontier Days e após a realização de outros nove eventos, será decidido na grande Final que acontece na T-Mobile Arena em Las Vegas nos dias 20, 21 e 22 de outubro. Todos os eventos da PBR Team Series devem ser transmitidos com exclusividade no Brasil pela plataforma BRTVMAX e os detalhes para assinatura devem ser divulgados em breve.

O campeonato da PBR no Brasil contará com cerca de 30 etapas na atual temporada, que teve início em setembro de 2022 e se encerrará em agosto durante a Festa do Peão de Barretos. Reunindo os principais atletas brasileiros que além de pontos em busca do título nacional também pontuam no Brasil para o ranking internacional da PBR, o campeonato deve distribuir aproximadamente 1,5 milhão de reais em prêmios ao longo desta temporada.

 

SOBRE AUSTIN GAMBLERS

O Austin Gamblers está sediado em Austin no Texas, onde sediará o quinto evento da temporada da PBR Team Series entre os dias 25 e 27 de agosto na moderna arena do Moody Center. A equipe tem como técnico o campeão mundial e fundador da PBR, Michael Gaffney. Sob a liderança do Diretor Executivo JJ Gottsch, o Austin Gamblers é de propriedade de Egon e Abby Durban, ambos empresários texanos. Egon é Diretor Executivo da Silver Lake, empresa líder global em investimentos em tecnologia, e também faz parte do Conselho de Administração da Dell Technologies, cujo fundador, Michael Dell, é um dos investidores dos Gamblers.

Em 2022, o Austin Gamblers terminou com o melhor retrospecto da temporada regular da PBR Team Series, registrando 16 vitórias em 28 confrontos com as demais equipes da liga na fase de classificação do campeonato, impulsionado principalmente pelo MVP da Team Series, José Vitor Leme. O bicampeão mundial foi historicamente o primeiro selecionado “Draft” inaugural da PBR Team Series que definiu os principais atletas de cada equipe e montou com sucesso 19 dos 25 touros que desafiou na competição, incluindo uma sequência de sete montarias qualificadas consecutivas e três notas acima dos 90 pontos. Esta sequência ajudou os Gamblers a garantir o primeiro lugar da fase de classificação e vaga direta para a segunda rodada da fase de “mata-mata” do campeonato, onde apesar de não conquistar o título da temporada se mostrou um time extremamente competitivo, que o credencia como favorito para a nova temporada.