Afonso Júnior Quintino vence no PBR Brasília Rodeio Festival e conquista primeira fivela no Campeonato Brasileiro — A Professional Bull Riders

Afonso Júnior Quintino vence no PBR Brasília Rodeio Festival e conquista primeira fivela no Campeonato Brasileiro

By: Abner Henrique Therézio  domingo, 7 de abril de 2024 @ 11:03

Alberto Gonzaga

Neste fim de semana aconteceu o PBR Brasília Rodeio Festival, evento que reuniu os principais atletas de Montaria em Touros do país em mais uma etapa válida para o Campeonato Brasileiro da Professional Bull Riders. As competições foram realizadas nos dias 04, 05 e 06 de abril no Parque da Cidade valendo como a 11ª etapa do calendário da edição nacional da maior Liga de Montaria em Touros do mundo.

Realizado pelo Instituto 61 e produzido em parceria pela AM Produções, Grupo Raul Canal, Metta Comunicação e Robertinho Produções & Eventos, o evento tem apoio do Governo do Distrito Federal através da Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes. Com diversas atrações além da Montaria em Touros, o PBR Brasília Rodeio Festival foi sucesso de público e crítica, comprovando que já é uma referência em eventos na Capital Federal.

 

“Tínhamos grandes expectativas para o PBR Brasília Rodeio Festival e todas elas foram superadas. Foram três noites incríveis, é sempre muito especial para a PBR estar em Brasília, com o carinho deste público que é verdadeiramente apaixonado pelo nosso esporte. Quero parabenizar a todos pelo sucesso do evento, e agradecer pela parceria e o carinho com a PBR,” disse o tricampeão mundial de Montaria em Touros Adriano Moraes, diretor da PBR no Brasil.

 

Invicto nas três noites de competições, Afonso Júnior Quintino (São Luís dos Montes Belos-GO) foi o único atleta a montar com sucesso em todos os touros que desafiou e ficou com a vitória da etapa do PBR Brasília Rodeio Festival. Classificado para o Round Final na segunda colocação o atleta goiano optou por montar Madagascar (Marcelo Castro), marcando 88,25 pontos para garantir o título.

Emocionado ao dar a volta na arena a bordo da picape Mitsubishi L200, o campeão revelou que o título vem para coroar um momento de superação em sua carreira. “Primeiramente agradecer a Deus, porque só Ele sabe o quanto eu almejei essa vitória, o quanto eu trabalhei no escuro pra isso. Eu estava em uma fase não muito boa e nada melhor que uma vitória grande desta pra que minha confiança voltasse,” revelou ele com lágrimas nos olhos durante a entrevista oficial.

Esta foi a primeira vitória do competidor de 26 anos no Campeonato Brasileiro da PBR, faturando um total de R$ 25.050,00 pela vitória e subindo para a 16ª colocação no ranking com apenas dois eventos na temporada. Afonso Júnior chegou recentemente dos Estados Unidos onde integra o time do Carolina Cowboys na PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes e deve retornar para a disputa da nova temporada no segundo semestre.

O segundo colocado da etapa foi Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC), que chegou invicto e liderando na Final, mas acabou caindo com 7,72 segundos do touro Tocantins (Bela Vista), deixando escapar sua primeira vitória no campeonato. Com o desempenho do fim de semana o jovem talento do Acre subiu para o quinto lugar no ranking da temporada, entrando definitivamente na disputa pelo título nacional.

Completando o Top 5 da etapa em Brasília aparecem três novatos no campeonato, com Winy dos Santos (Loanda-PR) garantindo a terceira colocação, seguido de Andrei Scoparo (Assis Chateubriand-PR) em quarto e Paulo Henrique da Silva (Britânia-GO) na quinta posição. Cladson Rodolfo (Pilar do Sul-SP), Warlei de Oliveira (Aparecida do Taboado-MS) e o estreante Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) foram os outros finalistas da etapa.

Na corrida pela do título nacional, o vice-líder do ranking, Lucas Martins Costa (Frutal-MG) venceu apenas um dos três touros que montou, mas este desempenho o levou para apenas 2,00 pontos de diferença em relação ao líder José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR), que está nos Estados Unidos onde estreou no campeonato mundial neste fim de semana. A diferença por uma pontuação mínima faz com que Lucas Martins esteja a apenas uma montaria de voltar a liderança do ranking, enquanto o paranaense seguirá na América do Norte.

Reunindo algumas das principais boiadas da atualidade com um plantel selecionado a dedo, o PBR Brasília Rodeio Festival foi destaque pelo nível dos touros que fizeram frente aos competidores todas as noites. Comprovando a disputa acirrada, Ancião e Snapchat, ambos do plantel de Marcelo Castro, dividiram o título de Melhor Touro com a média de 44,12 pontos.

Já neste próximo fim de semana acontece a etapa da PBR no Santo Expedito Rodeio Show, no município de Santo Expedito, região oeste do estado de São Paulo, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de abril. Na sequência o calendário do Campeonato Brasileiro estará de volta ao estado do Paraná onde realiza uma etapa na ExpoCamp 2024 em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba.

 

Classificação Final – PBR Brasília Rodeio Festival

1 – Afonso Júnior Quintino – S. L. Montes Belos-GO – 339,00 pontos

2 – Yan Victor Cunha – Assis Brasil-AC – 258,75 pontos

3 – Winy Paulo dos Santos – Loanda-PR – 251,00 pontos

4 – Andrei Scoparo – Assis Chateubriand-PR – 250,25 pontos

5 – Paulo Henrique de Oliveira – Britânia-GO – 240,00 pontos

 

Ranking Parcial – Após 11 etapas

1 – José Alberto de Castro – S. J. Patrocínio-PR – 326,00 pontos

2 – Lucas Martins Costa – Frutal-MG – 324,00 pontos

3 – Elton Toledo – Ribas do Rio Pardo-MS – 239,50 pontos

4 – Warlei de Oliveira – Ap. Taboado-MS – 202,00 pontos

5 – Yan Victor Cunha – Assis Brasil-AC – 184,00 pontos

6 – Andrei Scoparo – Assis Chateubriand-PR – 174,00 pontos

7 – Emerson Lopes – Brasópolis-MG – 166,83 pontos

8 – Leandro Zampollo – Pirassununga-SP – 156,00 pontos

9 – Eikson Pereira – Minaçu-GO – 146,50 pontos

10 – Eric Henrique Domingos – Pérola-PR – 142,00 pontos