O líder do ranking nacional José Alberto de Castro estreia na Unleash The Beast neste fim de semana em Sioux Falls — A Professional Bull Riders

O líder do ranking nacional José Alberto de Castro estreia na Unleash The Beast neste fim de semana em Sioux Falls

By: Abner Henrique Therézio  quarta-feira, 3 de abril de 2024 @ 12:14

O paranaense José Alberto de Castro, atual líder do campeonato brasileiro da Professional Bull Riders, fará sua estreia nas competições norte-americanas neste fim de semana. Devido ao seu desempenho no Brasil nesta temporada o atleta garantiu vaga direta pelo ranking internacional da PBR para a etapa da Unleash The Beast que tem início nesta sexta-feira em Sioux Falls, estado da Dakota do Sul.

A Unleash The Beast é a principal divisão da PBR e define o Campeão Mundial de cada temporada. As etapas que acontecem em algumas da principais cidades norte-americanas reúnem somente os melhores competidores do ranking mundial, além dos competidores mais bem pontuados do ranking internacional que vão ganhando oportunidade de competir na elite da Liga ao longo da temporada.

Castro deve embarcar na noite desta quarta-feira diretamente para o Texas, onde irá se reunir com os demais competidores brasileiros e seguir para o norte dos Estados Unidos para a disputa da etapa. Esta será a primeira experiência internacional do competidor de 25 anos, que é natural da cidade de São Jorge do Patrocínio, na região noroeste do Paraná.

 

“Foi uma surpresa muito grande quando me ligaram e disseram que eu estava classificado já para a etapa deste fim de semana. Meu sonho é competir nos Estados Unidos, tenho trabalhado muito por isso nos últimos anos e sabia que com a minha vinda para a PBR este sonho estava perto de se realizar. Mas não imaginava que seria assim tão rápido, a ficha ainda não caiu,” revelou ele em entrevista ao site da PBR no Brasil.

 

O competidor é um dos jovens talentos que mais se destacaram nas arenas brasileiras nos últimos anos e fez sua estreia no campeonato da PBR em julho do ano passado. Participando apenas de quatro etapas da temporada 2023, incluindo uma vitória em Anhumas-SP, ele se classificou para a Final Nacional em Barretos onde terminou na sétima colocação do evento decisivo e entre os 25 melhores do ranking do campeonato.

Ainda em Barretos, José Alberto foi o primeiro atleta a ser escolhido no draft que definiu o elenco dos times que disputariam o PBR Jaguariúna Teams no mês seguinte, comprovando sua excelente fase e seu favoritismo logo em sua chegada na PBR. No Jaguariúna Rodeo Festival além de ajudar a equipe Cowboys a conquistar o bicampeonato da competição, o paranaense ainda foi o melhor atleta individual do evento.

Este desempenho na arena de Jaguariúna o levou para a liderança do ranking, seguindo no primeiro lugar da classificação até agora. O competidor pontuou em todas as etapas da temporada e registrou até agora 17 montarias qualificadas em 26 touros montados, aproveitamento de mais de 65%.

Ao estrear nos Estados Unidos diretamente em uma etapa da principal divisão apenas oito meses após iniciar sua trajetória no campeonato nacional, José Alberto de Castro vai referendar uma das principais missões da PBR no Brasil. A edição brasileira da maior Liga de Montaria em Touros do mundo tem como missão dar oportunidades aos talentos do nosso país de se classificarem para a elite do esporte através dos eventos realizados por aqui.

 

“Estamos aumentando a premiação distribuída a cada ano, o que dá um peso ainda maior para as etapas realizadas no Brasil para o ranking internacional. A classificação do José Alberto para a elite da PBR, apenas oito meses após estrear no nosso campeonato, assim como a dos outros atletas que irão para lá em breve, só comprova a importância das etapas da PBR no Brasil, que é o caminho mais curto para os melhores talentos do país chegarem ao nível máximo da Montaria em Touros,” declarou Jeremias Moraes, diretor de eventos da PBR no Brasil.

 

O atleta paranaense já estava com a documentação de entrada nos Estados Unidos toda pronta, pois tinha a intenção de embarcar para a carreira internacional nos próximos meses. Por isso, apesar de embarcar para a América do Norte cerca de 48 horas após receber a notícia que estava classificado para a etapa de Sioux Falls, ele já estava totalmente preparado para este momento.

 

“Estava aguardando o draft da PBR Team Series em maio, para saber se seria escolhido por alguma equipe e decidir quando iria para lá. Então eu já estava com a mente focada nos Estados Unidos, por isso me sinto preparado para esta nova etapa em minha vida e em minha carreira. Meu objetivo é me adaptar o quanto antes, buscar a classificação para a Final Mundial e ser contratado por alguma equipe para permanecer por lá no segundo semestre,” completou o atleta.

 

Mesmo com essa guinada na carreira e a possibilidade dos outros concorrentes no Brasil tirarem a sua liderança no ranking nas próximas semanas, José Alberto de Castro não irá abrir mão do sonho do título nacional e deve retornar para a disputa da Final Nacional da PBR, que acontecerá na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos entre os dias 15 e 18 de agosto, onde o campeão da temporada irá receber uma camionete Mitsubishi L200 Triton Sport e mais um bônus de 100 mil reais oferecidos pela EcoPower Energia Solar.