A Final do Velocity Tour acontece nos dias 03 e 04 de maio com a participação de 23 brasileiros
By: Abner Henrique Therézio sexta-feira, 3 de maio de 2024 @ 12:30
Tem início nesta sexta-feira a Final do Pendlenton Whisky Velocity Tour, o principal campeonato da divisão de acesso da Professional Bull Riders, que além do título da temporada define cinco vagas para a Fase Final do Campeonato Mundial. A competição acontece na American Bank Center Arena em Corpus Christi, cidade do litoral do Texas (EUA) nos dias 03 e 04 de maio.
O evento de Corpus Christi contará com 44 competidores, sendo 35 deles definidos através do “Velocity Global”, ranking unificado de todos os eventos das divisões de acesso da PBR nos Estados Unidos, Brasil, Austrália e Canadá, além de nove atletas definidos através de convites por mérito ou isenções. A premiação total do evento é de US$ 100 mil, com um bônus de US$ 50 mil que será entregue ao campeão da temporada do Velocity Tour.
Além da disputa do título, o evento irá definir cinco vagas para o primeiro evento da Fase Final da PBR World Finals 2024, que tem início na próxima semana. Pela ordem, a primeira vaga será do melhor “atleta internacional”, disputada somente entre os três representantes dos campeonatos do Brasil, Canadá e Austrália. Na sequência se classifica o campeão do evento e os três melhores na classificação geral do ranking da temporada do Velocity Tour.
Dos 44 competidores que entram na disputa do evento, 15 deles já tem com vaga garantida na Fase Final do Campeonato Mundial através do ranking da Unleash The Beast, e caso fiquem em posição de conquistarem uma das cinco vagas disponíveis, ela será repassada automaticamente ao próximo competidor da lista.
A liderança do ranking é do brasileiro Ederson dos Santos, que soma 701,50 pontos no “Velocity Global”, mas é seguido de perto pelo norte-americano Glayson Cole, que tem apenas 17,50 pontos a menos. No total, é possível que um competidor marque até 347,00 pontos no evento – sendo 40,00 pontos + a fração da nota para o melhor do Round, mais 200,00 pontos de bônus para o campeão do evento. Assim, matematicamente apenas os 14 melhores competidores do ranking mantém chances de título na temporada.
Também estão dentro do Top 5 do ranking, os campeões brasileiros Dener Barbosa que ocupa a terceira colocação, Jean Fernandes que está em quarto lugar e Dawson Branton, que segue em quinto. Ambos, assim como o vice-líder Glayson Cole ainda não garantiram vaga na Fase Final da PBR World Finals e dependem dos resultados deste fim de semana para participarem do principal evento do ano.
O atual campeão brasileiro Jean Fernandes, além de estar em posição de disputa direta do título da temporada é o representante do Brasil entre os atletas internacionais. Assim, ele disputa uma vaga direta com o campeão canadense Nick Tetz e o representante da Austrália, Qynn Andersen. Dos três, aquele que tiver o melhor desempenho em Corpus Christi garante a vaga para a Final Mundial, independentemente da posição no evento.
Outros 20 brasileiros estão confirmados para o evento, incluindo o estreante Lucas Martins e campeão da Final Nacional Eric Henrique Domingos, que garantiram vaga direta para a Final do Velocity Tour através dos pontos das etapas brasileiras.
Lista dos classificados (Pela ordem do Ranking)
Ederson Santos (Ilha Solteira, Brasil)
Grayson Cole (New Ringgold, Pensilvânia)
Dener Barbosa (Paulo de Faria, Brasil)
Jean Fernandes Pereira (Crixas, Brasil)
Dawson Branton (Jefferson, Oregon)
Ramon de Lima (Rio Branco, Brasil)
Thiago Salgado (Navirai, Brasil)
Jake Morinec (Mokena, Illinois)
Daniel Keeping (Montague, Texas)