Com 91,00 pontos Anderson de Oliveira foi o melhor competidor do Round 1 do PBR Iron Cowboy Americana — A Professional Bull Riders

Com 91,00 pontos Anderson de Oliveira foi o melhor competidor do Round 1 do PBR Iron Cowboy Americana

By: Abner Henrique Therézio  sábado, 15 de junho de 2024 @ 13:15

Alberto Gonzaga

O PBR Iron Cowboy Americana 2024 teve início na noite desta sexta-feira na arena da 36ª Festa do Peão de Americana. A competição da Professional Bull Riders que vai pagar o prêmio de R$ 90 mil ao campeão segue até neste domingo quando acontecem os Rounds eliminatórios em uma disputa de resistência.

Contando com os melhores competidores do ranking nacional da PBR, convidados internacionais e uma seleção de atletas de pulo de 10 boiadas diferentes, a noite foi recheada de grandes emoções e excelentes montarias. No total 12 competidores conseguiram uma montaria qualificada, sendo quatro deles garantindo mais de 90,00 pontos.

Dando sequência a sua ótima fase Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) foi o melhor do Round 1 ao montar Relíquia da Patroa (Tércio Miranda) e marcar 91,00 pontos em uma das mais belas apresentações da temporada. O experiente competidor faturou um bônus de R$ 3 mil pelo desempenho na noite e lidera a competição.

Recém contratado pelo Nashville Stampede para a temporada da PBR Team Series, o competidor de 38 anos que deve embarcar para os Estados Unidos nos próximos dias ganhou 29 pontos para o ranking e agora é o quinto colocado no campeonato brasileiro. No último domingo o sul-mato-grossense foi o segundo colocado na etapa realizada em Americana e na semana anterior havia vencido o Last Cowboy Standing na DIVINAEXPO, em um formato bem parecido com o Iron Cowboy.

A segunda melhor nota da noite foi do vice-líder do ranking Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO), que montou Macaco (André de Mogi) e encerrou a noite com 90,75 pontos. Somando mais 19 pontos para o ranking, o jovem talento goiano que agora faz parte do elenco do Kansas City Outlaws para a disputa da PBR Team Series, se aproximou ainda mais da liderança do campeonato.

Empatados com 90,50 pontos, Paulo Eduardo Rosseto (Colorado-PR) e Paulo Henrique de Oliveira (Britânia-GO) dividiram a terceira colocação da noite. Rosseto que foi finalista mundial este ano montou Semelhante (FBM – Felipe Du Tato) e Paulo Henrique, que agora faz parte do Austin Gamblers e irá para os Estados Unidos nas próximas semanas montou em Sai do Eixo (JK Bucking Bulls).

O campeão da primeira semana da PBR na Festa do Peão de Americana, Rogério Venâncio (Paranaita-MT) foi o quinto melhor da noite de abertura do Iron Cowboy 2024. Montando Snnob Jr. (Marcelo Castro) o mato-grossense obteve 89,75 pontos e se mantém na briga pelo título, podendo se tornar apenas o terceiro atleta em quase 20 anos da PBR em Americana a vencer os dois finais de semana em uma mesma edição do evento.

Entre os touros o destaque foi Cobiçado (Tércio Miranda), que obteve 45,50 pontos ao derrubar Romário Faustino (Limeira do Oeste-MG) com 2,57 segundos e lidera a disputa pela fivela da etapa. Abismo (André de Mogi) foi o segundo melhor touro com 45,25 pontos, enquanto Comendador (Tércio Miranda) e Reza a Lenda (JK Bucking Bulls) vem na sequência com 45,00 pontos.

Todos os competidores retornam neste sábado para o Round 2 do PBR Iron Cowboy Americana, o último da Fase Classificatória. Após este Round, somente os 20 melhores garantem vaga para a Fase Eliminatória no domingo. Caso haja menos de 20 competidores com montarias qualificadas as vagas restantes serão preenchidas pela posição no ranking entre os não classificados.

Na Fase Eliminatória um competidor deve passar por quatro Rounds para ser campeão do PBR Iron Cowboy Americana, ou seja, montar em quatro touros na noite em um curto espaço de tempo. Nesta fase a competição passa a ser eliminatória, com um determinado número de competidores sendo eliminados a cada Round até restar somente os dois finalistas.

Os 20 classificados iniciam a noite de domingo disputando o Round 3, onde montam em mais um touro e as notas serão somadas ao acumulado das noites anteriores para se definir os oito classificados ao próximo Round. No Round 4, os classificados novamente montam em mais um touro e os quatro melhores na somatória de notas de todos os Rounds até então avançam para o Round Semifinal.

No Round Semifinal todos os quatro classificados entram com os pontos zerados e as notas acumuladas até então serão usadas apenas como critério de desempate. Os dois competidores com as maiores notas neste Round se classificam para a Final. Em caso de empate ou nenhum competidor pontuar, as vagas serão definidas pela pontuação acumulada até o Round anterior.

Os dois classificados também entram no Round Final com as pontuações zeradas e fazem a montaria decisiva, onde quem obtiver a maior nota será declarado o Campeão do PBR Iron Cowboy Americana 2024. Se nenhum competidor pontuar no Round Final ou houver empate na nota obtida, o campeão será o atleta que tiver somado mais pontos nos Rounds anteriores.

 

A transmissão ao vivo do PBR Iron Cowboy Americana está sendo feita gratuitamente pelo canal do Brasil Rural TV no YouTube ou na parabólica digital Canal 200.