Anderson de Oliveira foi o melhor da noite de sábado na Final Nacional da PBR e esquenta briga pelo título — A Professional Bull Riders

Anderson de Oliveira foi o melhor da noite de sábado na Final Nacional da PBR e esquenta briga pelo título

By: Abner Henrique Therézio  domingo, 18 de agosto de 2024 @ 12:44

Alberto Gonzaga

Em outra noite de fortes emoções na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos a Professional Bull Riders deu sequência a Final Nacional PBR EcoPower com a realização do Round 3 da competição. A etapa decisiva do Campeonato Brasileiro se encerra neste domingo e define o título da Temporada 2024 na edição nacional da maior Liga de Montaria em Touros do mundo.

O atual vice-líder do ranking, Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) brilhou mais uma vez em busca do seu primeiro título nacional na PBR e foi o melhor competidor da noite de sábado. Montando o touro 949 (Thyago Gianotti) o experiente sul mato-grossense obteve 88,00 pontos e ganhou 48,00 pontos para o ranking, além de um bônus de R$ 2.160,00 de premiação.

Com o desempenho no Round 3 o competidor mantém 100% de aproveitamento tendo pontuado nos três touros que montou até o momento e divide a segunda colocação na classificação da etapa final com Leandro Zampollo (Pirassununga-SP), ambos somando 256,00 pontos. Por ter feito a maior nota da noite, Anderson de Oliveira teve direito a ser o primeiro a escolher seu touro para a disputa do Round 4 que acontece neste domingo e irá desafiar Cobaia (Bela Vista).

A liderança da competição em Barretos é do estreante Rogério Venâncio (Paranaita-MT), que ocupa a terceira colocação no ranking e está na briga direta pelo título. Na noite de sábado o competidor montou o touro Rio Preto (Bela Vista) obtendo 87,75 pontos e totaliza 259,50 pontos após três montarias. Com o direito a segunda escolha na lista de touros para este domingo, o mato-grossense optou por montar Snapchat (Marcelo Castro).

Se tudo terminasse desta forma, com a distribuição dos bônus da classificação final da etapa, Rogério Venâncio seria o Campeão Brasileiro da PBR de 2024, com uma margem pequena de diferença em relação a Anderson de Oliveira. Porém, como os dois devem fazer mais duas montarias, além do bônus pela classificação geral da etapa, ainda haverá o bônus pela classificação dos dois rounds deste domingo.

Desta forma, a disputa do título depende diretamente da nota de cada um na noite de hoje e as posições que irão ficar em cada round e também na classificação geral do evento. O Round 4 contará com 22 competidores, já que três dos finalistas estão lesionados e logo em seguida os 10 melhores na somatória geral das notas retornam para o Round Final, que será decisivo para o título da etapa e do Campeonato Brasileiro.

O ainda líder do ranking, Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) não pontuou na noite de sábado, ao ser derrubado pelo touro Polo Sul (Marcelo Castro) com 4,44 segundos. Como pontuou apenas em um dos três touros que montou, o jovem talento goiano está apenas na 17ª posição na classificação do evento e não depende mais somente de seu próprio desempenho para conquistar o título nacional, precisando contar com uma combinação de resultados.

Completando as cinco melhores montarias do Round 3, Vitor Manoel Dias (Sales-SP) obteve a terceira melhor nota com 87,25 pontos em Mandraque Jr. (Marcelo Castro), seguido de Álvaro da Cunha (Assis Brasil-AC) na quarta posição com 86,75 pontos em Tocaia (JK Bucking Bulls) e Vinícius Correa (Aimorés-MG) que foi o quinto melhor com 85,50 pontos em Além do Prazer (FBM – Felipe Du Tato).

Na disputa do título de Touro do Ano, Mandraque (Wilsinho Salaroli) que se apresentou na noite de sexta-feira segue com vantagem sobre os demais concorrentes e volta a se apresentar no Round Final neste domingo. A fivela de Touro do Ano e o bônus de R$ 50 mil serão definidos pela média de duas apresentações dos seis touros que concorrem ao título.

 

Classificação Round 3 – Sábado

1 – Anderson de Oliveira – 949 (Thyago Gianotti) – 88,00 pontos

2 – Rogério Venâncio – Rio Preto (Bela Vista) – 87,75 pontos

3 – Vitor Manoel Dias – Mandraque Jr. (Marcelo Castro) – 87,25 pontos

4 – Álvaro da Cunha – Tocaia (JK Bucking Bulls) – 86,75 pontos

5 – Vinícius Correa – Além do Prazer (FBM) – 85,50 pontos

 

Classificação Geral – Após 3 Rounds

1 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 259,50 pontos

2 – Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) – 256,00 pontos

2 – Leandro Zampollo (Pirassununga-SP) – 256,00 pontos

4 – Deivid de Souza (S. M. do Guaporé-RO) – 255,25 pontos

5 – Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) – 254,00 pontos

 

Ranking Parcial – Após Round 3

1 – Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) – 671,50 pontos

2 – Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) – 637,50 pontos

3 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 569,00 pontos

4 – Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) – 502,25 pontos

5 – Eric Henrique Domingos (Pérola-PR) – 466,00 pontos

6 – Andrei Scoparo (Assis Chateubriand-PR) – 456,00 pontos

7 – Emerson Lopes (Brasópolis-MG) – 454,83 pontos

8 – Deivid Gerke de Souza (S. M. Guaporé-RO) – 452,50 pontos

9 – Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) – 412,50 pontos

10 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 410,00 pontos