O estreante Deivid Gerke de Souza obteve a maior nota da primeira noite da Final Nacional da PBR em Barretos
By: Abner Henrique Therézio sexta-feira, 16 de agosto de 2024 @ 10:35
Teve início na noite desta quinta-feira a Final Nacional PBR EcoPower na arena da 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A competição que segue até no domingo define a temporada do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da Professional Bull Riders e que tem uma premiação total de quase meio milhão de reais em quatro noites.
A noite de abertura da Final Nacional da PBR contou com um grande público na arena do Parque do Peão e foi recheada de emoções. Para dar as boas vindas a etapa decisiva da temporada, que acontece pela sétima vez em Barretos, a PBR preparou um cerimonial de abertura exclusivo, que contou com música clássica cantada ao vivo por um tenor na arena, com o objetivo de mostrar a importância deste esporte ao mundo.
Iniciando a sua primeira Final Nacional pela PBR, Deivid Gerke de Souza (São Miguel do Guaporé-RO) foi o melhor do Round 1 da competição e largou na frente em busca do título na arena mais famosa do Brasil. Montando o touro Mercado Livre (Master Boi) o estreante marcou 87,25 pontos e faturou um bônus de R$ 2.160,00 pelo seu desempenho.
Além da premiação, o competidor rondoniense conquistou mais 48,00 pontos de bônus para o ranking nacional e subiu da 12ª para a 8ª colocação na classificação do campeonato. Com isso, Deivid Gerke mantém chances reais de conquistar o título brasileiro com a pontuação que ainda está disponível na competição até no domingo.
Dos quatro principais concorrentes ao título, apenas dois pontuaram na noite. O vice-líder Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) marcou 84,00 pontos a bordo de Além do Prazer (FBM – Felipe Du Tato) e ganhou 12,00 pontos de bônus para o ranking com a oitava melhor nota do Round enquanto Rogério Venâncio (Paranaita-MT) obteve 85,25 pontos com a sétima melhor nota a bordo de Trampolim (Marca Taça) e ganhou 18,00 pontos para o ranking.
O líder Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) não pontuou na noite ao ser derrubado pelo touro V8 (Marca Taça) com 6,89 segundos e viu sua diferença no ranking que era de 76,00 pontos, diminuir para 64,00 pontos em relação ao segundo colocado. Campeão da Final Nacional em 2023, Eric Henrique Domingos (Pérola-PR) foi derrubado pelo touro Relíquia do Tempo (JK Bucking Bulls) com 3,98 segundos e não pontuou na noite de abertura.
Na disputa pelo título nacional, apesar de Anderson de Oliveira e Rogério Venâncio iniciarem a competição em vantagem por pontuarem na primeira noite, tudo permanece indefinido, pois além dos quatro primeiros colocados, vários outros competidores ainda tem chances reais de título a depender do desenrolar dos próximos Rounds da competição.
A segunda melhor nota da noite de quinta-feira foi de Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) que marcou 86,75 pontos a bordo de Rio Preto (Bela Vista) seguido de Weslei Mendes (Iporanga-SP) que foi o terceiro melhor montando Cobaia (Bela Vista) com 86,50 pontos. Completando o Top 5 da noite, Leandro Zampollo (Pirassununga-SP) e Matheus de Lima (Pereira Barreto-SP) dividiram a quarta colocação com 86,00 pontos, montando respectivamente, Praiano (Guto Paglione) e Polo Sul (Marcelo Castro).
Dos 25 competidores que se apresentaram no Round 1 nesta quinta-feira, 13 pontuaram. Todos os competidores retornam na noite desta sexta-feira para o Round 2 onde irão montar touros que eles próprios escolheram, de acordo com a ordem de classificação da primeira noite.
Entre os touros, Relíquia do Tempo (JK Bucking Bulls) e Rei do Vale (FBM – Felipe Du Tato) tiveram as melhores notas da noite, obtendo 44,25 pontos na avaliação dos juízes. Com isso, Relíquia do Tempo saiu na frente na disputa do título de Touro do Ano, tendo obtido uma avaliação melhor que os demais concorrentes que estão na disputa.
Classificação Round 1 – Quinta-feira
1 – Deivid Gerke de Souza – Mercado Livre (Master Boi) – 87,25 pontos
2 – Elton Toledo – Rio Preto (Bela Vista) – 86,75 pontos
3 – Weslei Mendes – Cobaia (Bela Vista) – 86,50 pontos
4 – Leandro Zampollo – Praiano (Guto Paglione) – 86,00 pontos
4 – Matheus de Lima – Polo Sul (Marcelo Castro) – 86,00 pontos
Ranking Parcial – Após Round 1
1 – Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) – 643,50 pontos
2 – Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) – 579,50 pontos
3 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 523,00 pontos
4 – Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) – 482,25 pontos
5 – Eric Henrique Domingos (Pérola-PR) – 458,00 pontos
6 – Andrei Scoparo (Assis Chateubriand-PR) – 456,00 pontos
7 – Emerson Lopes (Brasópolis-MG) – 454,83 pontos
8 – Deivid Gerke de Souza (S. M. Guaporé-RO) – 423,50 pontos
9 – Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) – 404,50 pontos
10 – Miguel de Jesus (Campo L. de Goiás-GO) – 395,50 pontos