O rondoniense Deivid Gerke de Souza conquistou sua primeira fivela pela PBR vencendo a etapa da FAICI em Indaiatuba — A Professional Bull Riders

O rondoniense Deivid Gerke de Souza conquistou sua primeira fivela pela PBR vencendo a etapa da FAICI em Indaiatuba

By: Abner Henrique Therézio  domingo, 11 de agosto de 2024 @ 11:29

Alberto Gonzaga

Terminou na noite deste sábado a etapa da Professional Bull Riders na FAICI de Indaiatuba, no interior de São Paulo. As competições realizadas entre 08 e 10 de agosto fazem parte do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da PBR e encerraram a programação esportiva do evento que é um dos maiores e mais modernos do interior paulista.

Esta foi a quarta vez que a FAICI realizou uma etapa da Maior Liga de Montaria em Touros do mundo, tendo feito parte do calendário da PBR anteriormente também entre 2012 e 2014. A etapa foi realizada no último fim de semana antes da Final Nacional da PBR, que acontece de 15 a 18 de agosto na arena da Festa do Peão de Barretos.

 

“Foi uma honra para a PBR retornar a FAICI, evento que a cada ano que passa vem se modernizando e crescendo mais, sendo destaque em todo o Brasil. Em nome da PBR agradeço ao presidente Barbosa, ao Pedro Queiróz e toda a diretoria da FAICI pela retomada desta parceria, que tenho certeza vai durar muitos anos,” declarou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

Com uma premiação total de R$ 45 mil a etapa definiu os classificados para a Final Nacional da PBR e também valeu pontos para o ranking internacional da Liga, que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos. Além dos melhores competidores do ranking em busca da vaga na Final Nacional, a etapa reuniu as principais boiadas do país o que resultou em uma competição de alto nível.

O título da PBR na FAICI ficou com o estreante Deivid Gerke de Souza (São Miguel do Guaporé-RO), que conquistou sua primeira vitória desde que estreou no campeonato, cerca de dois meses atrás. Com a vitória o atleta rondoniense de 23 anos terminou o fim de semana na 12ª posição do ranking e garantiu vaga na Final Nacional em Barretos.

Concorrente a estreante do ano e também com chances matemáticas de título nacional, Gerke venceu todos os touros que desafiou na etapa, terminando com 100% de aproveitamento e somando 346,75 pontos. Ele chegou a final da etapa na liderança e escolheu montar o touro Tocantins (Bela Vista), marcando 87,25 pontos na última montaria da noite, que lhe garantiu a primeira posição.

 

“Quero agradecer primeiramente a Deus e oferecer esta vitória a minha família que está sempre torcendo por mim lá em casa,” disse o atleta. “É uma satisfação imensa pra mim, sempre sonhei em ganhar uma fivela na PBR, e hoje eu consegui conquistar este título e esta fivela tão almejada que eu sempre quis,” completou ele.

 

A segunda colocação da etapa foi de Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) que também obteve nota em todos os touros que montou e fez a melhor montaria da final, mas terminou a etapa com 2,25 pontos a menos que o campeão na somatória. O sul mato-grossense que retornou recentemente dos Estados Unidos subiu para a 11ª posição no ranking e garantiu vaga para sua segunda Final Nacional consecutiva.

Para completar o Top 5 da etapa, Vinícius Correa (Aimorés-MG) terminou na terceira colocação, seguido de Ramon Fiorini (Serra Negra-SP) que ficou em quarto lugar. Em 27° e 26° lugares na classificação, respectivamente, os dois aguardam o fechamento das demais etapas do fim de semana para saberem se garantiram vaga para a primeira Final Nacional de sua carreira. O quinto colocado foi Warlei de Oliveira (Ap. Taboado-MS), que agora ocupa a décima posição do ranking nacional com vaga garantida para Barretos.

O líder do ranking nacional, Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) venceu o primeiro Round da competição em Indaiatuba na quinta-feira, mas pontuou em apenas dois dos três touros que montou, terminando na nona colocação. Enquanto isso o vice-líder Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) obteve nota em apenas uma montaria, ao vencer o Round 2 da etapa, mas não chegou a se classificar para a noite decisiva da competição.

Entre os touros, King Air de propriedade da Cia. Bela Vista conquistou a fivela de Melhor Touro da etapa. O animal consagrado nas arenas brasileiras levou ao chão os dois competidores que o desafiaram na etapa, terminando a competição com média de 44,62 pontos na avaliação dos juízes.

A etapa da FAICI foi a 31ª da temporada do Campeonato Brasileiro da PBR. Neste fim de semana a PBR ainda realizou outras duas etapas simultaneamente, em Camanducaia-MG e Água Comprida-MG, encerrando a temporada regular (fase de classificação) do campeonato e definindo os classificados para a Final Nacional, que acontece na arena da Festa do Peão de Barretos já neste próximo fim de semana.

Na Final Nacional da PBR em Barretos que acontece de 15 a 18 de agosto estarão classificados apenas os melhores competidores do ranking que vão em busca do título nacional. O Campeão Brasileiro da temporada vai sair de Barretos no próximo domingo com uma picape zero km e um bônus de 100 mil reais, além de vaga garantida nas competições norte-americanas ainda este ano.

O Campeonato Brasileiro da PBR é a edição nacional da Maior Liga de Montaria em Touros do mundo e nesta temporada terá 33 etapas nas principais Festas do Peão e Exposições Agropecuárias do país, em diversos estados, antes da grande Final. Reunindo os principais competidores do Brasil, o campeonato deste ano irá distribuir um total de 2,2 milhões de reais em prêmios.

 

Classificação Final – FAICI Indaiatuba

1 – Deivid Gerke de Souza (S. M. Guaporé-RO) – 346,75 pontos

2 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 344,50 pontos

3 – Vinícius Correa (Aimorés-MG) – 336,25 pontos

4 – Ramon Fiorini (Serra Negra-SP) – 329,00 pontos

5 – Warlei de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) – 257,75 pontos

 

Ranking Nacional

1 – Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO) – 643,50 pontos

2 – Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS) – 567,50 pontos

3 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 505,00 pontos

4 – Eric Henrique Domingos (Pérola-PR) – 458,00 pontos

5 – Andrei Scoparo (Assis Chateubriand-PR) – 456,00 pontos

6 – Emerson Lopes (Brasópolis-MG) – 454,83 pontos

7 – Elton Toledo (Ribas do Rio Pardo-MS) – 454,25 pontos

8 – Yan Victor Cunha (Assis Brasil-AC) – 404,50 pontos

9 – Miguel de Jesus (Campo L. de Goiás-GO) – 395,50 pontos

10 – Warlei de Oliveira (Ap. do Taboado-MS) – 389,25 pontos