Destaques do Campeonato Brasileiro da PBR farão estréia internacional na Final do Challenger Series em Las Vegas — A Professional Bull Riders

Destaques do Campeonato Brasileiro da PBR farão estréia internacional na Final do Challenger Series em Las Vegas

By: Abner Henrique Therézio  terça-feira, 15 de outubro de 2024 @ 16:23

Nesta quarta-feira tem início a Final do Challenger Series, principal campeonato individual da Professional Bull Riders realizado nos Estados Unidos no segundo semestre. A competição de duas noites contará com 40 atletas e acontece na South Point Arena, em Las Vegas, estado de Nevada (EUA), com transmissão exclusiva para membros do YouTube Oficial da PBR Brazil.

Os competidores foram definidos através do ranking internacional da PBR, o Challenger Global, que considera os pontos conquistados em todas as competições da PBR no Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos a partir do mês de maio. Após as duas noites da Final, o atleta que acumular mais pontos no ranking será considerado o Campeão da Temporada do Challenger Series.

As etapas realizadas no Brasil, que tem a mesma importância da pontuação dos eventos realizados nos demais países, foram fundamentais para a classificação de nossos atletas para a competição em Las Vegas. Dos 23 brasileiros que estarão no evento, sete são estreantes nos Estados Unidos e estão realizando o sonho de competir na América do Norte devido aos pontos conquistados nas etapas no Brasil.

 

“O Campeonato da PBR no Brasil é a principal porta de entrada dos atletas brasileiros na elite da PBR nos Estados Unidos e mais uma vez estamos orgulhosos de poder colaborar com o sonho deles através das etapas que realizamos com os eventos que são nossos parceiros. Toda etapa no Brasil conta para o ranking internacional, então se destacar em nosso Campeonato é o primeiro passo para se destacar nas arenas norte-americanas,” declarou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.

 

Principal destaque da PBR no Brasil este ano, Rogério Venâncio é um dos novatos que viajou pela primeira vez aos Estados Unidos, sendo uma das estréias mais aguardados dos últimos tempos. O mato-grossense que foi Campeão Brasileiro no mês de agosto durante a Final Nacional realizada na Festa do Peão de Barretos havia estreado na PBR dois meses antes e junto com o título da Temporada 2024 faturou uma picape Mitsubishi Triton L200 e um bônus de 100 mil reais.

Aos 23 anos, o jovem talento chega com grandes expectativas depositadas sobre ele, principalmente pelo desempenho do Campeonato Brasileiro e sua atual fase. Para conquistar o título nacional da PBR, Venâncio montou com sucesso mais de 81% dos touros que desafiou, aproveitamento muito acima da média e que demonstra que as apostas sobre ele não são exageradas.

Também destaque da segunda metade da temporada do Campeonato no Brasil, Vitor Manoel Dias (Sales-SP) foi o grande Campeão da Final Nacional em Barretos, terminando o campeonato na quinta colocação do ranking. O paulista de 24 anos já aguardava há algum tempo esta oportunidade de competir nos Estados Unidos, que veio com um dos títulos mais importantes da PBR e não deixa dúvidas de que deve aproveitar o bom momento para brilhar também na “Terra do Tio Sam”.

Além dos dois atletas que foram destaque na Final Nacional em Barretos, embarcaram pela primeira vez para a América do Norte graças aos pontos conquistados no Brasil, Miguel de Jesus (Campo Alegre de Goiás-GO), quinto colocado do ranking da nova temporada, Frederico Araújo (Jaboticatubas-MG), que também está no Top 10 do ranking, além dos jovens talentos Ramon Fiorini (Serra Negra-SP) e Vinícius Correa (Aimorés-MG), e do experiente Emerson Lopes (Brasópolis-MG), ambos finalistas da Temporada 2024 e nomes de destaque no Campeonato Brasileiro da PBR.

Outro atleta classificado pelos pontos conquistados no Brasil é o atual líder do ranking da nova temporada, Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS), que venceu as quatro etapas que disputou desde que o Campeonato se reiniciou em setembro e segue com 100% de aproveitamento nos touros que montou até agora. O sul mato-grossense competiu em terras norte-americanas no início deste ano e retorna pela segunda vez vivendo um dos melhores momentos de sua carreira.

A pontuação conquistada no Brasil também ajudou diversos outros atletas que já estão nos Estados Unidos competindo na PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes da PBR, a se classificarem para a Final do Challenger Series, como é o caso de Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS), vice-campeão brasileiro de 2024, Carlos André de Oliveira (Ipameri-GO), terceiro colocado na última temporada, Andrei Scoparo (Assis Chateubriand-PR), que liderava o ranking quando foi contratado para a Liga, Eric Henrique Domingos (Pérola-PR), Campeão da Final Nacional de 2023, Afonso Júnior (S. Luís dos Montes Belos-GO) e Guilherme Valleiras (Pirassununga-SP).

Também é importante ressaltar que outros quatro atletas que competem no Campeonato Brasileiro, Deivid de Souza Gerke (S. Miguel do Guaporé-RO), Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS), Lucas Junio da Silveira (Leme-SP) e Tales Xavier (Feijó-AC), estão classificados no Top 40 do ranking internacional devido a sua pontuação nas etapas e teriam direito a uma vaga em Las Vegas, mas não puderam embarcar devido a documentação.

O evento decisivo do PBR Challenger Series terá dois Rounds, com os 40 atletas montando na noite de quarta-feira e os 20 com as melhores notas retornando na quinta-feira para mais uma montaria. O Campeão do evento será o atleta que somar mais notas nas duas apresentações e o Campeão da Temporada será o atleta que terminar com mais pontos no ranking. Como é possível conquistar um máximo de 280,00 pontos de bônus no evento, apenas os nove primeiros colocados do ranking seguem com chances matemáticas de título.

A liderança é do canadense Cody Coverchuk, que mantém uma boa vantagem na ponta do ranking e deve se aproveitar da ausência do seu compatriota Nick Tetz, que está em segundo lugar, para buscar o título. O mais próximo dele é o terceiro colocado Anderson de Oliveira, seguido de Rogério Venâncio e Dustin Martinez, que ocupam a quarta e quinta posições do ranking geral. Os cinco primeiros colocados da classificação geral da temporada neste ranking, garantem vaga nas quatro primeiras etapas da Unleash The Beast, o campeonato mundial da PBR que tem início em novembro.

 

Saiba mais sobre a Final do Challenger Series nas redes sociais da PBR Brazil