O goiano Lucas Divino foi o campeão da etapa da Unleash The Beast realizada no Madison Square Garden
By: Abner Henrique Therézio segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 @ 14:57
Iniciando o calendário de eventos de 2025 a Professional Bull Riders esteve presente mais uma vez no Madison Square Garden, em New York City (EUA), onde realizou a sétima etapa da nova temporada da Unleash The Beast. O evento que aconteceu de 03 a 05 de janeiro marcou a 18ª vez em que a principal cidade norte-americana fez parte do calendário do Campeonato Mundial da PBR.
Os fãs brasileiros podem acompanhar toda a temporada da Unleash The Beast ao vivo com apresentação e comentários em português através da assinatura do PBR Club no YouTube da PBR Brazil. A assinatura do PBR Club pode ser feita clicando no botão SEJA MEMBRO disponível no canal e tem o valor mensal de R$ 29,99 dando o direito ao fã de assistir todos os eventos daquele determinado mês ao vivo ou a qualquer momento que escolher, além de conteúdos exclusivos.
Assim como havia acontecido na etapa anterior, a vitória foi brasileira, desta vez com o experiente Lucas Divino, que voltou a vencer na elite da PBR após mais de quatro anos. Em um fim de semana de excelente desempenho e persistência, o atleta goiano garantiu US$ 45.833,00 em prêmios e 145,00 pontos para o ranking, que o levaram para a quarta colocação na classificação do Campeonato.
O atleta de 31 anos iniciou a etapa na sexta-feira de uma forma não muito feliz, quando teve uma montaria invalidada pelos juízes, com o tempo de 7,96 segundos, ficando sem nota. Sem se abater, o competidor que faz parte do elenco do Austin Gamblers manteve o foco e se recuperou nos dias seguintes, marcando 86,25 pontos no Round 2 e 87,25 pontos no Round 3 no domingo, garantindo vaga para o Round Final na quarta posição.
Escolhendo montar Punchy Pete, touro que já o havia derrubado três vezes no ano passado, Divino mostrou que sua auto-confiança estava inabalável e venceu o touro pela primeira vez, obtendo 88,75 pontos. Esta nota o levou para a liderança da competição e garantiu a fivela de campeão quando os outros três atletas que estavam a sua frente não conseguiram pontuar no Round decisivo.
A última vitória de Lucas Divino na elite da PBR havia sido em maio de 2020, antes de enfrentar um período de lesões, que incluíram uma cirurgia no quadril e o impediram de disputar temporadas inteiras na Unleash The Beast desde então. Na nova temporada que se iniciou em novembro, ele figurou no Top 10 nas primeiras semanas e vinha se mantendo entre os 15 melhores do ranking até esta vitória que o coloca agora entre os quatro melhores do mundo.
Também com um ótimo desempenho na cidade de New York, Sandro Batista garantiu o segundo lugar na etapa, tendo obtido nota em três dos quatro touros que montou, incluindo a maior nota do Round Final, 89,25 pontos a bordo do touro Say When. O resultado do fim de semana deu 20 posições no ranking ao mato-grossense, o levando da perigosa 29ª colocação para o Top 10 do mundo, em nono lugar.
O outro único atleta além de Divino e Batista a pontuar no Round Final foi Keyshawn Whitehorse, que também havia marcado a maior nota da etapa na noite de sábado. O norte-americano terminou na terceira colocação da etapa e subiu da 25ª para a 8ª posição no ranking, entrando no Top 10 pela primeira vez nesta temporada.
Completando o Top 5 do fim de semana, o novato Vinícius Correa terminou na quarta colocação depois de chegar a final liderando como o único atleta invicto, mas acabou não pontuando em seu último touro, enquanto Derek Kolbaba que também não pontuou foi o quinto melhor do evento.
Na briga pelo título mundial, o líder John Crimber pontuou em apenas um dos três touros que montou em New York, mas mesmo assim mantém uma boa vantagem em relação ao vice-líder Dalton Kasel, que apesar de competir no Round Final, montou em apenas um dos quatro touros que desafiou. A diferença entre os dois diminuiu para 53,00 pontos com os resultados do fim de semana.
A etapa de New York sediou a primeira partida da série Monster Energy Team Challenge, que a cada evento irá colocar frente a frente duas equipes da PBR Team Series. O confronto realizado na sexta-feira juntamente com o Round 1 da competição individual teve a vitória do time da casa, New York Mavericks, que teve duas montarias qualificadas nas seis tentativas de seus atletas escalados e superou o Florida Freedom por 173,25 x 80,00 pontos.
Entre os touros a vitória na etapa foi de Man Hater, que apesar de ser montado pelo australiano Brady Fielder por 5,55 segundos no Round Final, obteve a impressionante nota de 47,25 pontos. O animal que tem apenas quatro montarias qualificadas em seu currículo, sendo três do campeão mundial Cássio Dias e uma do próprio Fielder, segue liderando o ranking em busca de seu segundo título de Touro do Ano.
Outro destaque do fim de semana entre os touros foi Magic Potion, que derrubou seu 43° desafiando consecutivo e registrou a segunda maior série de invencibilidade da história da PBR, superando o lendário Bushwacker que ficou 42 montarias sem ser montado com sucesso. O touro que derrubou o vice-líder do ranking Dalton Kasel no Round Final, agora está a apenas quatro montarias de igualar o recorde de Cool Whip, que registra até o momento 47 montarias invictos.
Seguindo com o calendário da Unleash The Beast a PBR realiza neste próximo fim de semana uma etapa em Chicago, estado de Illinois (EUA), a terceira maior cidade do país. O evento que acontece nos dias 10 e 11 de janeiro e terá transmissão ao vivo com exclusividade pelo Canal do YouTube da PBR Brazil. Os horários das transmissões e a programação das demais etapas estarão disponíveis através das redes sociais da PBR Brazil.
Classificação Final – UTB em New York City
1 – Lucas Divino (BRA) – 262,25 pontos
2 – Sandro Batista (BRA) – 249,75 pontos
3 – Keyshawn Whitehorse (EUA) – 247,50 pontos
4 – Vinícius Correa (BRA) – 247,25 pontos
5 – Derek Kolbaba (EUA) – 175,50 pontos
6 – Hudson Bolton (EUA) – 173,75 pontos
7 – Paulo Rossetto (BRA) – 173,25 pontos
8 – Daylon Swearingen (EUA) – 170,75 pontos
9 – Maurício Moreira (BRA) – 169,50 pontos
10 – Cort McFadden (EUA) – 168,25 pontos
Ranking Mundial – Após 07 etapas
1 – John Crimber (BRA/EUA) – 383,00 pontos
2 – Dalton Kasel (EUA) – 330,00 pontos
3 – Júlio César Marques (BRA) – 261,33 pontos
4 – Lucas Divino (BRA) – 253,50 pontos
5 – Derek Kolbaba (EUA) – 220,00 pontos
6 – Sage Kimzey (EUA) – 184,25 pontos
7 – José Vitor Leme (BRA) – 175,50 pontos
8 – Keyshawn Whitehorse (EUA) – 174,00 pontos
9 – Sandro Batista (BRA) – 170,33 pontos
10 – Kaiden Loud (EUA) – 166,50 pontos