PBR Teams Combine: Evento para seleção de novos atletas será realizado pela primeira vez no Brasil nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro — A Professional Bull Riders

PBR Teams Combine: Evento para seleção de novos atletas será realizado pela primeira vez no Brasil nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro

By: Abner Henrique Therézio  terça-feira, 11 de fevereiro de 2025 @ 13:31

A PBR (Professional Bull Riders) confirmou nesta terça-feira que um PBR Teams Combine, evento para seleção de novos atletas será realizado pela primeira vez no Brasil. O evento restrito ao público será realizado em parceria com a Cia. Paulo Emílio, em Icém, cidade localizada a cerca de 490 km da capital paulista, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro.

O “Combine”, tradicional em diversos esportes e também na PBR Team Series, contará com a presença de “olheiros” das 10 equipes da Liga, que terão a oportunidade de acompanhar de perto a atuação dos atletas brasileiros que são candidatos a integrarem o elenco dos times na nova temporada, que se inicia no mês de julho. O “Draft 2025”, onde as 10 equipes poderão escolher e contratar de forma alternada seus novos atletas deve ser realizado no mês de maio.

Nas últimas semanas, a PBR trabalhou em conjunto com os principais Campeonatos de Montaria em Touros do Brasil, reconhecidos por fornecerem talentos para a principal Liga deste esporte, garantindo a presença dos melhores e mais talentosos atletas da nova geração. Além dos competidores que já atuam no Campeonato da PBR Brazil, estarão presentes também nomes da Associação de Campeões de Rodeio (ACR), Circuito Rancho Primavera (CRP), Ekip Rozeta e Liga Nacional de Rodeio.

Desde que a PBR Team Series teve início em 2022, diversas seletivas como esta já foram realizados no Colorado, Carolina do Norte e Texas, mas este será o primeiro encontro de “olheiros” fora dos Estados Unidos. Apesar da competição deste ano não ser aberta ao público, a PBR já planeja que no próximo ano os fãs possam acompanhar o “Combine” que será realizado no Brasil.

A seletiva será realizada na Fazenda Santa Martha, sede da Cia. Paulo Emílio, uma das maiores e mais tradicionais boiadas do Brasil. Esta iniciativa marca a nova parceria entre a PBR do Brasil e o empresário Paulo Emílio, organizador do Rio Preto Rodeo Country Bulls que é realizado na cidade de São José do Rio Preto-SP e que este ano retorna ao calendário do Campeonato Brasileiro da PBR entre os dias 10 e 13 de julho.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a competição contará com 44 atletas, que são elegíveis para o “Draft 2025” da PBR Team Series, ou seja, que nunca participaram ou se inscreveram para a Liga. Já no dia 20 de fevereiro, a competição terá 15 atletas considerados como “agentes livres irrestritos”, ou seja, que já se inscreveram para os “Drafts” das temporadas passadas e podem ser contratados diretamente pelas equipes.  

 

“O Brasil tem sido um celeiro de talentos de Montaria em Touros para uma Liga onde o único limite para o crescimento é a quantidade de atletas de alto nível que podem vencer os melhores touros do mundo”, disse Sean Gleason, Comissário e CEO da PBR. “Esta é uma oportunidade para os atletas mostrarem suas habilidades para dez equipes famintas por talentos, aumentando suas chances de serem convocados em 2025.”

 

Além de serem avaliados no talento em cima dos touros, os atletas também devem passar por testes físicos e demais avaliações para que os representantes de cada equipe possam conhecer melhor os novos candidatos. A competição deve servir também como um teste prático para os juízes brasileiros selecionados, que podem vir a integrar em um futuro próximo o quadro de juízes da PBR nos Estados Unidos.

Historicamente, desde que a PBR Team Series teve início em 2022, mais de 40% dos competidores que integraram os times são brasileiros e atualmente, 38 dos 76 atletas (metade) com contratos ativos na PBR Team Series são brasileiros. Em média, 13 brasileiros foram selecionados e contratados nos Drafts anuais da Liga, realizados em 2022, 2023 e 2024.

Ao longo das décadas os atletas brasileiros se tornaram parte importante da história da PBR. Em 1994, Adriano Moraes, recém chegado aos Estados Unidos se tornou o primeiro Campeão Mundial da história da PBR, abrindo as portas para uma legião de atletas de nosso país que competem nos eventos da PBR até hoje. Além disso, Moraes se tornou o primeiro a ser bicampeão mundial e posteriormente o primeiro a ser tricampeão mundial na PBR, sendo reconhecido como um dos maiores nomes de todos os tempos.

Mais tarde, Silvano Alves, que encerrou sua carreira recentemente, também se tornaria o segundo e até hoje único tricampeão mundial da PBR, ao lado de Adriano Moraes. No geral, os brasileiros já conquistaram 14 títulos mundiais na PBR, incluindo nove dos últimos 15 campeonatos disputados: Cássio Dias (2024), Rafael José de Brito (2023), José Vitor Leme (2020, 2021), Kaique Pacheco (2018), Silvano Alves (2011, 2012 e 2014) e Renato Nunes (2010).

Na PBR Team Series o Brasil também tem sua própria história, com José Vitor Leme tendo sido nomeado MVP das duas primeiras temporadas em 2022 e 2023, além de João Ricardo Vieira que foi o MVP da Final em 2023. Em 2024, John Crimber, um jovem talento de dupla nacionalidade conquistou o título de MVP tanto da temporada como das Finais da PBR Teams. Seu pai, Paulo Crimber, foi um dos pioneiros do Brasil na elite da PBR, tendo se classificado para 10 Finais Mundiais e atualmente é técnico do Florida Freedom, uma das equipes da Liga.

O PBR Team Series teve início em 2022 com oito equipes baseadas em mercados importantes dos Estados Unidos e que se tornaram as primeiras equipes profissionais de Montaria em Touros, tendo como objetivo dar suporte e estrutura para os atletas como as equipes de outros esportes coletivos. Após suas duas primeiras temporadas de grande sucesso, em 2024 a Liga recebeu mais duas novas equipes, com o Campeonato agora formado por 10 times que disputam “partidas” entre si, com cinco atletas de cada lado, sendo o vencedor do confronto o time que somar mais pontos nas cinco apresentações.

A presença de público nos eventos da PBR Team Series em 2024 aumentou 15% em relação ao ano anterior, enquanto as audiências da televisão também registraram crescimento. A temporada de 2024 teve uma média de 1,4 milhão de espectadores únicos nos Estados Unidos a cada transmissão, aumento de 22% em relação a primeira temporada.

 

Atletas listados para participar do PBR Brasil Combine 2025:

 

Terça-feira / Quarta-feira (18 a 19 de fevereiro)

(Atletas elegíveis para o Draft de 2025)

Alex da Silva Oliveira
Andre Máximo da Silva
Assyrio José Reinaldo Dias
Bruno Vicente Barbosa Duarte
Carlos Rafael Monteiro de Lana
Damiao Soares Dos Santos
Daniel de Araújo Pereira
Douglas Xavier da Silva
Elzisclay Rodrigues dos Santos
Fabiano Aparecido Ribeiro da Silva
Fabricio Gomes
Gabriel de Jesus Pereira
Gean Carlos Piris da Silva
Geovane Pereira do Nascimento
Hidelvan Silva Ribeiro
Higor Moiseis Marçal Pereira
Jhon Carlos Moreira Carvalho
João Augusto Célio Rosa
João Gleyson Ferreira Lopes
João Pedro Leal Marques
João Victor Garcia
João Vitor Alves Monteiro dos Santos
Leandro Martins de Souza
Lucas Eduardo da Costa Silva
Lucas Queiroz dos Santos
Marco Antonio Braghiroli
Mário de Negri
Matheus Andrade da Silva
Matheus Henrique Ferreira da Silva
Pablo Soares
Riquelme Silva dos Santos
Romário Gonçalves Domingos
Romário Leite
Tales Silva Xavier
Uermeson Veras dos Santos
Valdenilson Aparecido Pereira
Vinicius Arcanjo de Freitas
Warley de Oliveira da Silva
Wemerson Nogueira Alves
Willian Lima Teixeira
Zilmar Filho Soares Rocha

 

Quinta-feira (20 de fevereiro)

(Agentes livres irrestritos)

Álvaro Alves da Cunha
Ayslan Jeferson dos Reis Santos
Bruno Roberto
Cleber Henrique Marques
Gustavo Luiz da Silva
Vanderson Barbosa dos Santos
Vinicius Rodrigues Pereira
Vitor Manoel Dias
Fábio Eleutério da Silva
Felipe da Cruz Souza
Gean Pereira Carvalho
Luiz Felipe Azevedo da Silva
Marcos da Silva Gomes
Mateus Aparecido dos Santos
Winy Paulo dos Santos