Jhon Carlos Moreira foi campeão na etapa de Araxá em Minas Gerais, vencendo pela segunda semana consecutiva
By: Abner Henrique Therézio terça-feira, 22 de abril de 2025 @ 12:24

Alberto Gonzaga
A Professional Bull Riders esteve pela primeira vez presente na ExpoAraxá, uma das maiores e mais tradicionais exposições agropecuárias do estado de Minas Gerais. O evento realizado pela ARAP – Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba, sediou a 14ª etapa do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da PBR nos dias 19, 20 e 21 de abril, reunindo os principais atletas e touros do país.
“É uma honra para a PBR estar na ExpoAraxá pela primeira vez e poder colocar o município que é uma referência na agropecuária do país em nosso calendário internacional. Agradeço em nome da PBR, ao presidente Wellington Borges e todos da diretoria da ARAP e comissão organizadora da ExpoAraxá e também a Prefeitura Municipal, por todo apoio e confiança,” disse o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.
Após três noites de disputa acirrada na arena da ExpoAraxá o título ficou com Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT), que venceu pela segunda semana consecutiva. O estreante que havia conquistado sua primeira vitória alguns dias antes na FENACAFÉ de Patrocínio, somou 65,00 pontos para o ranking e subiu para a sexta colocação na classificação geral do campeonato.
O competidor de 19 anos iniciou a competição em grande estilo marcando a maior nota do Round 1 a bordo do touro Quadripolar (3 Irmãos), 90,25 pontos e manteve a regularidade na segunda noite montando Pó da Estrada (Scatolin). No Round 3, na noite de segunda-feira ele acabou caindo antes dos oito segundos de Tiro Certo (Scatolin), mas mesmo assim garantiu vaga na final da etapa.
Montando Bruxo (Scatolin) em sua última apresentação, Jhon Carlos obteve 90,75 pontos e assumiu a liderança do evento, enquanto os principais concorrentes não pontuaram e garantiu o título com uma premiação de R$ 21,4 mil. Com um aproveitamento de 85% desde que estreou na PBR, o mato-grossense segue com um retrospecto de 12 montarias qualificadas em 14 apresentações, tendo sido derrubado apenas por dois touros até agora.
A segunda colocação da etapa ficou com Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT), que foi o outro único competidor a pontuar na final. Com isto, o jovem talento voltou oara a vice-liderança do ranking, agora chegando a 127,00 pontos de diferença para o atual líder, Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS), que pontuou em apenas um touro no fim de semana e terminou a etapa apenas na 17ª colocação.
Completando o Top 5 na ExpoAraxá, Alex Oliveira (Queiróz-SP) garantiu a terceira colocação depois de chegar na final liderando e não pontuar, sendo seguido por Ronaldo Manoel Jr. (Paranapuã-SP) que ficou em quarto lugar e Vinícius Rodrigues (Itapagipe-MG) que foi o quinto colocado na etapa.
Na disputa de Melhor Touro da etapa, a fivela ficou com Debochado (JK Bucking Bulls) que obteve média de 45,00 pontos em suas duas apresentações no fim de semana. Na noite de sábado ele derrubou o então vice-líder do ranking Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) com 1,91 segundos e no Round Final derrubou Ronaldo Manoel Jr. com 6,22 segundos em uma excelente apresentação.
O calendário da PBR no Brasil tem sequência neste próximo fim de semana com uma etapa do PBR ACF do Brasil Tour no Viva Três Pontas Rodeio Festival, em Três Pontas-MG (24 a 26 de abril). Em seguida acontecem as etapas no Valentim Rodeio Fest em Valentim Gentil-SP (30 de abril a 03 de maio), Festa do Peão de Indiaporã-SP (07 a 10 de maio) e Olímpia Rodeo Festival, em Olímpia-SP (08 a 10 de maio). Confira o calendário completo no site da PBR Brazil.
Classificação Final – PBR ExpoAraxá
1 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 262,00 pontos
2 – Riquelme dos Santos (Bom J. Araguaia-MT) – 257,75 pontos
3 – Alex Oliveira (Queiróz-SP) – 251,50 pontos
4 – Ronaldo Manoel Jr. (Paranapuã-SP) – 172,75 pontos
5 – Vinícius Rodrigues (Itapagipe-MG) – 171,75 pontos
Ranking Nacional – Após 14 etapas
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 499,00 pontos
2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 372,00 pontos
3 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 340,50 pontos
4 – Warley de Oliveira (Ap. Taboado-MS) – 308,50 pontos
5 – Rogério Venâncio (Paranaita-MT) – 277,50 pontos
6 – Jhon Carlos Moreira (Confresa-MT) – 273,00 pontos
7 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 255,00 pontos
8 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 225,00 pontos
9 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 218,00 pontos
10 – Everton dos Santos (São B. do Sapucaí-SP) – 207,00 pontos