O campeão brasileiro Gustavo Luiz marcou a maior nota da noite de abertura da Final Nacional da PBR em Barretos
By: Abner Henrique Therézio sexta-feira, 22 de agosto de 2025 @ 09:10

Alberto Gonzaga
Teve início na noite desta quinta-feira a Final Nacional da Professional Bull Riders, na arena da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A disputa apresentada pela EcoPower Energia Solar acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto e tem uma premiação de mais de meio milhão de reais.
O melhor competidor da noite foi Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS), que já havia conquistado o título brasileiro por antecipação antes da Final Nacional. Com a montaria de 90,00 pontos a bordo do touro Divórcio (Califórnia) o jovem talento continuou demonstrando total domínio da temporada.
Liderando a etapa decisiva, o atleta de 19 anos agora busca chegar a tríplice coroa, alcançada apenas por outros dois atletas em duas décadas da PBR no Brasil. Além do título do Campeonato, ele conquistou também a fivela de “Estreante do Ano”, faltando apenas a fivela de campeão da Final Nacional de Barretos para completar o recorde.
Recém contratado pelo Nashville Stampede, um dos 10 times da PBR Team Series, a Liga de Montaria por Equipes da PBR, Gustavo Luiz embarca para os Estados Unidos na próxima terça-feira onde inicia sua carreira internacional. Como prêmio pelo título brasileiro ele ganhou uma picape Mitsubishi Triton L200 e um bônus em dinheiro de 100 mil reais.
A segunda colocação da noite foi de Riquelmi dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT), que marcou 88,50 pontos a bordo do touro Despacho (Paulo Emílio). O mato-grossense que é o vice-líder do ranking nacional, também deve embarcar em breve para os Estados Unidos onde irá competir pelo Arizona Ridge Riders na PBR Team Series.
Completando as cinco melhores montarias da noite, Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) marcou 88,00 pontos e ficou em terceiro lugar montando o touro Tsunami (Califórnia), seguido de Álvaro da Cunha (Assis Brasil-AC) que marcou 85,50 pontos em Mandraque Jr. (Marcelo Castro) e Weslei Mendes (Iporanga-SP) com 85,00 pontos em Rio Pretão (Califórnia).
Nesta noite de abertura a PBR também fez a entrega do Tropeiro do Ano, que é o melhor proprietário de touros votados pelos próprios competidores. O escolhido deste ano foi Chiquinho Nucci, proprietário da Cia. Califórnia, que é reconhecida como uma das boiadas mais premiadas do Brasil.
Já a disputa de Melhor Touro do Ano segue ainda em aberta e se define no domingo. O touro Muçulmano (Marcelo Castro) teve uma apresentação de 44,00 pontos na noite de hoje e lidera entre os concorrentes ao título de R$ 50 mil. Ele empatou com o animal Bombástico (Marcondes Maia), que também teve a melhor média.
A Final Nacional da PBR tem uma premiação total de R$ 100 mil para os melhores competidores na somatória de pontos na arena de Barretos. Todos os competidores voltam na noite desta sexta-feira para o Round 2.
Classificação – Round 1
1 – Gustavo Luiz da Silva – Divórcio (Califórnia) – 90,00 pontos
2 – Riquelmi dos Santos – Despacho (Paulo Emílio) – 88,50 pontos
3 – Cléber Henrique Marques – Tsunami (Califórnia) – 88,00 pontos
4 – Álvaro da Cunha – Mandraque Jr. (Marcelo Castro) – 85,50 pontos
5 – Weslei Mendes – Rio Pretão (Califórnia) – 85,00 pontos