O sul mato-grossense Gustavo Luiz da Silva conquistou o título do Campeonato Brasileiro da PBR por antecipação — A Professional Bull Riders

O sul mato-grossense Gustavo Luiz da Silva conquistou o título do Campeonato Brasileiro da PBR por antecipação

By: Abner Henrique Therézio  quinta-feira, 21 de agosto de 2025 @ 09:10

Em uma temporada repleta de jovens talentos no Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da Professional Bull Riders, Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) foi o principal destaque. O atleta de apenas 19 anos conquistou por antecipação o título de Campeão Brasileiro da PBR, antes mesmo da Final Nacional na arena da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que se inicia nesta quinta-feira.

A vitória foi confirmada após os resultados na etapa da Festa do Peão de Araras, no último fim de semana, quando o jovem fenômeno terminou em segundo lugar e somou pontos suficientes para não ser alcançado por nenhum dos outros concorrentes. Como prêmio ele irá receber uma picape Mitsubishi Triton L200 e um bônus em dinheiro de 100 mil reais.

 

“Foi uma surpresa boa conquistar o título antes da Final Nacional, mas me sinto muito feliz, porque estou realizando meu sonho. Entrei na PBR em busca deste título e para ir para aos Estados Unidos, estou realizando tudo que planejei em pouco tempo, só tenho a agradecer a Deus, minha família e meu amigos por tudo isto,” disse o jovem campeão.

 

O anúncio oficial da vitória foi feito durante a Cerimônia do Jantar dos Finalistas, realizada pela PBR no Rancho da Queima do Alho, na noite desta quarta-feira. Com 445,00 pontos disponíveis na Final Nacional, o líder abriu uma vantagem de 447,00 pontos, o que por apenas 2,0 pontos torna impossível que o vice-líder Riquelme dos Santos ou qualquer outro atleta o alcance.

Gustavo Luiz teve uma temporada acima da média na PBR, pontuando em todas as 18 etapas que competiu, vencendo em Campo Grande-MS, Valentim Gentil-SP e Olímpia-SP, além de ter terminado outras 13 vezes entre os 10 melhores. Ele ainda atingiu os oito segundos em 56 dos 76 touros que montou na temporada, aproveitamento de 73,68%.

Com o título brasileiro, o sul mato-grossense automaticamente também conquista a fivela de Estreante do Ano (Rookie of the Year), por ser seu primeiro ano na PBR. Caso conquiste também o título da etapa final na arena de Barretos, ele será apenas o terceiro atleta na história da PBR no Brasil a conquistar a tríplice coroa.

Este feito o igualaria ao seu conterrâneo José Vitor Leme, último atleta a conquistar a tríplice coroa no Brasil e que após o título escreveu uma carreira internacional sem precedentes, chegando neste ano ao recorde de três títulos mundiais e três títulos da PBR World Finals.

 

“O José Vitor Leme é uma referência para todos nós e seria uma honra igualar este feito dele. A Final Nacional, na arena de Barretos, é muito difícil, mas eu acredito que agora com dois títulos já garantidos, entrou mais tranquilo na disputa e vou em busca de conquistar o título da etapa final, que é outro sonho com certeza,” concluiu Gustavo Luiz.